Guerreiros de Aço - Marina Prata (GirlSilver)




Os Vingadores encontram-se divididos desde o fatídico confronto entre Capitão América e Homem de Ferro. A equipe chefiada pelo bilionário aliou-se ao governo e instalou uma base ao norte dos EUA, apenas esperando que o mundo precise ser salvo outra vez. Misterioso, Tony Stark possui segredos, alguns com nome e sobrenome - e eles começam a vir à tona quando alguém vingativo, munido com algumas das mais avançadas tecnologias do universo, decide mostrar sua raiva. O passado, a opinião pública e a pressão do governo misturam-se ao confronto dos heróis mais poderosos da Terra com um exército que promete apagá-los da memória de todos aqueles que os apoiam. Tal promessa de destruição é fundamentada em mistérios antigos, e é em meio às investigações deles que Peter Parker, o jovem Homem-Aranha, encontra uma garota que desperta a sua curiosidade. É preciso provar ao mundo que os Vingadores são capazes de mantê-lo seguro, em uma batalha que promete envolver tanto os fãs dos quadrinhos quanto os entusiastas de super-heróis.


1) Há quanto tempo escreve ficção e desde quando publica no Wattpad?

R: Gosto de escrever histórias desde criança, e comecei com as fanfics por volta dos doze anos de idade. Passei a publicá-las no Wattpad uns dois ou três anos depois disso, e nunca mais saí da plataforma.

2) Quais autores servem de inspiração para você? 

R: Acho que J.K. Rowling é minha maior inspiração, não só pela escrita e pelas obras incríveis, mas pela própria história de vida dela. Ela criou um universo inteiro em Harry Potter, e é uma das pessoas mais criativas que eu já vi!

3) "Para ser um herói não basta apenas força física, inteligência ou poderes sobrenaturais; é preciso compaixão, sabedoria, dedicação total e persistência imensurável". 'Guerreiros de Aço' é um livro que já começa com uma introdução belíssima sobre o ser herói, entrando bem nos questionamentos de Peter Parker quando se reflete sobre a humanidade. Como veio a ideia do livro com o protagonismo voltado ao Homem-Aranha?

R: Eu já tinha desenvolvido a trama inicial de Guerreiros de Aço bem antes de decidir incluir o Homem-Aranha nela, na verdade. Eu criei Olivia McCall, minha outra protagonista, baseada na história do Homem de Ferro, mas não cheguei a escrevê-la porque sentia que não estava completa. Mas quando “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” saiu nos cinemas e eu vi a nova versão do Peter Parker que a Marvel apresentava, mais jovem e mais cool, pensei que ele se encaixaria perfeitamente no que eu queria fazer. Sempre gostei do herói, e acho que é tão fácil se relacionar com ele porque o Peter é um menino normal, diferente dos outros deuses e supersoldados que integram os Vingadores – “para ser um herói não basta apenas força física, inteligência ou poderes sobrenaturais”. Então acho que isso me levou a colocá-lo em GDA, além de poder casar alguns fatos importantes do filme dele com a minha própria trama.

4) Essa temática de heróis e heroínas desde sempre atrai leitores, isso explica o sucesso dos HQs e filmes da Marvel e DC, por exemplo. O que mais te atrai nesse universo, quais seus personagens favoritos (tirando o Peter! - risos) e por quê?

R: Acho que o universo dos heróis mexe com a imaginação das pessoas. Mexeu com a minha, tanto que criei um livro inteiro sobre isso, haha. A luta contra o bem e o mal é a premissa de toda boa história, e a ideia de ter superpoderes, fazer coisas que parecem impossíveis, enfrentar vilões e ajudar a humanidade é o que nos empolga. Poder brincar com esses conceitos, trazendo fatos dos quadrinhos e também ideias próprias é o que mais me atraiu na ideia de fazer uma fanfic com os Vingadores.

Além do Peter, eu também citaria o Homem de Ferro como um dos meus favoritos, porque ele é apenas um ser humano. Não só pelo fato de não ter nenhum superpoder fora da armadura, mas também porque é um personagem que por várias vezes demonstrou vulnerabilidade e defeitos, assim como todo mundo. Ele sente medo, comete erros, e acho legal mostrar que heróis também são assim – procuro fazer isso sempre que posso dentro do meu livro.

5) Um livro de super-herói precisa de alguns cuidados específicos na hora da escrita, como bastante pesquisa do universo já conhecido dos quadrinhos. Como você se organiza para a construção da história e quais as principais dificuldades que encontra?

R: Escrever GDA realmente exigiu bastante pesquisa, tanto dos filmes quanto dos quadrinhos da Marvel. Eu queria fazer uma história que se encaixasse dentro do MCU, que é a linha temporal que a maioria das pessoas acompanha, mas trazendo referências aos gibis assim como fazem os filmes. A construção do meu enredo partiu dos pontos interessantes dos filmes somados aos fatos legais dos quadrinhos, e as ideias mais criativas que consegui desenvolver a partir disso tudo.
Acho que a maior dificuldade que encontro é encaixar minha história com tudo o que já foi apresentado nos cinemas. Sempre preciso verificar se a linha temporal está certa, se as decisões tomadas estão de acordo com o jeito de pensar do personagem, se os fatos batem e se não estou sendo incoerente. É diferente de criar uma história do zero, porque já existe uma espécie de “livro de regras” que você precisa respeitar.

6) Conte-nos um pouco da sua experiência na plataforma: feedback dos leitores, amigos escritores, desafios da divulgação, pontos negativos e positivos do Wattpad...

R: GDA é a minha história de maior alcance até agora, e o feedback dos leitores tem sido bem positivo (uhu!). O Wattpad proporciona que literalmente qualquer um publique suas histórias e tenha sua voz ouvida, o que é muito bom; mas se fazer ouvir no meio de tanta gente gritando junto é meio difícil, entende? (risos). É preciso se esforçar pra divulgar bastante no meio de tantos livros, até engrenar as coisas e a história caminhar sozinha. Mas uma vez que isso acontece, é muito legal poder ter contato direto através de mensagens e comentários com quem está lendo o que você escreve, num feedback quase instantâneo (diferente do que seria com um livro físico).

7) Tem algum novo projeto para ser publicado em breve (físico/digital) ou em andamento? Conta pra gente!

R: No momento meu foco está mais em finalizar e divulgar Guerreiros de Aço, mas eu tenho muitos projetos em fase de rascunho (uma pasta cheia deles, inclusive) que vou por em prática no futuro: romances, distopias, contos... a escrita não para, não! (risos).

Deixe suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho:





Nenhum comentário:

Postar um comentário