Protegida - Larissa Gomes








Na Inglaterra do século XIX não há muitas opções para uma mulher sobre os rumos de sua própria vida.  Some isto ao fato de possuir sobre si o título de bastarda, e a criticidade da situação  dobrará. 
Sob a sensação aterradora de estar sozinha no mundo e uma imensa vontade de ser suficientemente forte para isto, Catherine Scott se encontrará no pior dilema possível: Escolher entre sua razão e seu coração.






1) Há quanto tempo escreve ficção e desde quando publica no Wattpad?

R: Iniciei a escrita de “Protegida” no início de 2017, mas sem pretensão alguma de publicar. Na realidade, iniciei escrevendo apenas para uma amiga, encantada com a possibilidade de conduzir minha própria história do gênero, uma vez que sou completamente apaixonada por ficção histórica. Entretanto, depois de diversos estímulos desta mesma amiga e de algumas outras que acabaram lendo os capítulos prontos, resolvi postar no Wattpad desde o mês de março de 2018.

2) Quais autores servem de inspiração para você? 

R: Todos os autores que já li em algum momento da minha vida contribuíram para meu amor pela leitura e, consequentemente, pela escrita.
Mas é claro que os os autores do gênero possuem uma referência especial em meu coração quando estou escrevendo. Jane Austen, certamente, merece uma citação especial.

3) "Era tão injusto ter acabado de compartilhar com ele a mais espetacular experiência de sua vida, e, em seguida, ter que deixá-lo". 'Protegida' parece aquele tipo de história que vem para nos inspirar. Como surgiu a ideia para o livro?

R: A história surgiu de uma mega ressaca literária. rs
Após terminar a leitura de uma obra do gênero (não me recordo o título, mas era de Julia Queen), tive a ideia com uma amiga, e comecei a escrever alguns capítulos, enviando-os somente para ela.
Eu busco escrever sempre aquilo que gostaria de ler. Queria um romance trágico, mas com medidas iguais de sensualidade e, até mesmo, diversão. Apesar da incompatibilidade destes aspectos, creio que a maior dádiva que podemos proporcionar a um leitor, é fazê-lo sentir um conjunto de sentimentos distintos, durante a leitura de um único capítulo. 

4) Quando se fala em romance de época é normal os leitores pensarem logo em autoras como Jane Austen, Emily Brontë, Julia Queen, Tessa Dare, para citar algumas. O que você acha sobre o gênero ser em boa parte publicado apenas por mulheres e como isso pode afetar a construção da imagem feminina na literatura? Aqui, neste caso, se atentando também para a representação das mulheres em um tempo onde elas praticamente não tinham voz em igualdade para com os homens na sociedade.

R: Acredito que a imagem feminina na literatura apenas ganhe com esta representatividade. A escrita do gênero ficção histórica é permeada de estudos, pesquisa e contextualização. É um trabalho detalhado, que mostra ao mundo o papel cada vez mais acadêmico que as mulheres vêm ocupando.
Além disto, por serem a maioria das autoras de gênero feminino, muitas vezes, nos vemos abordando questões de gênero, liberdade e lutas por igualdade que ainda hoje enfrentamos, e podemos, desta forma, inspirar a cada vez mais a mulheres a envolverem-se nestas causas, quando apresentamos uma mocinha do século XIX, por exemplo, lutando contra ditames sociais baseados no misoginia.

5) Para escrever uma Ficção histórica é essencial bastante pesquisa. A partir da sua experiência, quais dicas você daria à quem deseja se aventurar na escrita desse gênero?

R: Que busquem pesquisar em fontes realmente confiáveis. Como historiadora, pude aprender na graduação a observar e colher com atenção informações históricas. Infelizmente, as fontes baseadas no “achismo” são muito mais comuns do que pensamos e nós, como escritores que difundem as informações, não podemos cometer o equívoco de espalhar inverdades.
Buscar trocar com outros autores do gênero sobre fontes confiáveis também é uma dica bastante valiosa. 

6) Conte-nos um pouco da sua experiência na plataforma: feedback dos leitores, amigos escritores, desafios da divulgação, pontos negativos e positivos do Wattpad...

R: A troca com os leitores tem sido uma das melhores experiências que já tive. O carinho, o afeto com os personagens e com a história é algo tão precioso, tão incrível e pelo qual sou tão grata, que sequer consigo mensurar.
Entrei sem conhecer ninguém no Wattpad, mas, graças a uma magia incrível do destino, pude conhecer uma amiga sensacional ali, uma pessoa que me apoiou e incentivou a continuar nos dias iniciais, de receios e poucas leituras. Ela me ajudou com as divulgações, espalhando sobre a história para os próprios leitores, e em diversas postagens  no grupo do Facebook (na minha opinião, o melhor meio para divulgação).
Hoje, ela é sem dúvida uma de minhas melhores amigas (além do fato de que sou uma fã imensa da escrita dela).
O Wattpad é uma plataforma extremamente facilitadora, amplia as possibilidades para leitores e escritores de maneiras incríveis e eu, realmente, só tenho a elogiar.
Os bugs esporádicos são comuns em todas as plataformas e aplicativos… Vamos esperar que passem a ser cada vez menos recorrentes.

7) Tem algum novo projeto para ser publicado em breve (físico/digital) ou em andamento? Conta pra gente!

R: Existe um projeto, não muito distante, de escrever um segundo livro, e transformar “Protegida” no primeiro livro de uma pequena série. A ideia é fazer com que Sophie e Charles (um casal secundário que acabou tomando proporções enormes no coração dos leitores) tenham a própria história escrita, com seus próprios dramas, conflitos e emoções.

Deixe suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário