Spectrum, entre sombras e segredos - Chris Prado





Ricky era um caçador experiente. E naqueles 150 anos como demônio, havia se tornado temido e prestigiado por suas habilidades. Seu trabalho era capturar espectros - almas sombrias que vagavam pela Terra, e ele gostava disso.
 No entanto, o caçador sabia que sua dívida com o inferno logo seria quitada e finalmente seria livre para escolher seu caminho. Ele só não esperava ter seus sentimentos revirados e suas perspectivas perturbadas antes que esse momento chegasse. 
Mesmo que pudesse andar entre os humanos, agir e se divertir como um deles, Ricky não se permitia envolver com ninguém. Além de ser contra as regras, o demônio já havia renegado há muito tempo os sentimentos humanos - até receber sua última missão...
Um encontro casual e uma inexplicável atração colocam por terra todas as suas convicções.  Sentimentos esquecidos, paixão, desejo, incertezas... Ele havia se esquecido de como o amor podia ser tão poderoso e tão insuportavelmente doloroso. 
Entre os desafios e lutas de sua missão, o caçador se vê,  então, diante de um conflito entre sua razão e seu coração. Agora Ricky precisava fazer uma escolha, uma escolha que selaria seu destino. 

1) Há quanto tempo você escreve ficção e desde quando publica no Wattpad?

R: Embora crie história em minha cabeça desde adolescente, nunca havia pensado em colocá-las no papel. Mesmo porque naquela época não havia as facilidades da auto-publicação. Depois veio a falta de tempo: casa, família, trabalho... O desejo de escrever surgiu há alguns anos, mas o emprego em dois períodos como professora não me dava ânimo e coragem. No entanto, por conta do trabalho do meu marido, tive que me mudar do Brasil e vim para os EUA temporariamente. Foi quando, finalmente, resolvi colocar em prática meu antigo desejo. Portanto, escrevo há pouco tempo. Esta foi minha primeira obra e comecei a planejá-la em dezembro do ano passado, quando conheci a plataforma Wattpad. Em março comecei a efetivamente escrever a história e terminei no final de julho. Publiquei o primeiro capítulo no Wattpad em julho mesmo.

2) Quais autores servem de inspiração para você? 

R: J.K.Rowling, George R.R. Martin, Jane Austen, Agatha Christie

3) "Pensou em orar, pedindo ajuda aos céus, mas se sentiu envergonhado, não se pedia esse tipo de coisa à Deus. Então, ainda sobre o túmulo de Jenine, decidiu pedir ajuda ao inferno". Em 'Spectrum - entre sombras e segredos', Ricky é um personagem que nos convida a querer saber sempre mais sobre ele, nos prendendo na história. De onde surgiu a ideia de escrever sobre um demônio caçador?

R: Normalmente, minha idéias surgem do nada. Penso em um personagem e no que eu posso desenvolver a partir dele, incluindo uma história romântica. Acredito que minha inspiração para Ricky veio a partir de séries como Supernatural, Grimm, e filmes como Constantine e Cidade dos ossos.

4) Por se tratar de um universo próprio dos demônios, você cria regras e termos de forma bem única para a história. Conta um pouquinho como se deu essa construção de mundo, suas pesquisas e planejamento do livro.

R: A base para a construção do universo destes seres espirituais, tanto demônios, quanto anjos ou espectros veio de filmes, séries de aventura e principalmente do conhecimento que eu já tinha sobre o kardecismo. Não que eu tenha escrito algo exatamente como diz a doutrina, na verdade, modifiquei bastante algumas coisas, mas serviu de base para muitas ideias como vidas passadas, reencarnação, obsessão. Usei elementos de outras crenças também, como chacras, energia, e o próprio conceito de anjos e demônios, que eu meio que desconstruí quando disse que demônios podiam se redimir e que anjos não eram perfeitos.
O planejamento começou meses antes, pensando primeiro no personagem principal e depois criando uma história inicial para ele (como ele virou um demônio, que tipo de conflito ou desafio eu queria que ele enfrentasse a partir daí), o enredo, os elementos da história e os outros personagens começaram a surgir conforme eu dava corda à história em minha mente (eu crio como se fosse um filme imaginário). Anotei as regras para não esquecer e as datas principais dos eventos, além disso, a primeira coisa que escrevi foi a última cena do último capítulo. Contudo, não fiz um resumo ou tópicos de acontecimentos. Por isso, na hora de escrever a história inteira, tive que relembrar tudo o que tinha mentalizado...rs. Algumas coisas eu mudei e também acrescentei outros personagens, mas no fim, deu tudo certo.
Hoje tenho mais cuidado na hora de criar, anoto mais as ideias e quando uma cena me vem à cabeça, já a escrevo, mesmo que esteja fora da ordem e que depois eu tenha que arrumá-la. Pesquisa a gente faz o tempo todo, principalmente se envolve cidades ou locais que não conhecemos, além de roupas, costumes, trajetos entre um local e outro, fatos históricos. No caso de Spectrum, preferi trabalhar a maior parte do livro com minha cidade natal, que é São Paulo. Então facilitou. Mas na questão gramatical e ortográfica, era pesquisa direto. Sempre tive o cuidado de escrever corretamente e nossa língua portuguesa é cheia de detalhes.

5) A ficção nos permite abusar da imaginação, mas cada gênero carrega suas características chaves. Para você, qual seria o maior desafio ou dificuldade ao trabalhar com o sobrenatural?

R: Gosto de trabalhar com o sobrenatural, que está dentro da fantasia, com uma pegada mais realística. Não gosto de coisas que fiquem sem explicação, que não sejam lógicas ou sejam muito absurdas. Portanto, o maior desafio foi deixar a história crível, ou seja, onde as coisas fazem sentido.

6) Conte-nos um pouco da sua experiência na plataforma: feedback dos leitores, amigos escritores, desafios da divulgação... 

R: Quando comecei a publicar, não pensava em grandes números, para mim cada leitor era importante e estava valendo. Não me importava e não me importo com números de views. Tenho em mente que o público de meu livro não é tão grande quanto o público de romance normal ou hot, por isso não fico na neura por número de views. Muita gente faz troca de votos no Wattpad só para ter mais visualizações, acho que isso é enganar a si mesmo e a plataforma. O que faço, de vez em quando, são trocas de leituras, onde eu também leio o livro de outro autor (às vezes dá certo, outras não). É claro que quanto mais leitores, mais isso nos incentiva, mas prefiro poucos leitores fiéis do que milhares de views onde a pessoa nem leu. Os comentários dos leitores são ótimos, por vezes engraçados. Alguns comentam mais de dez vezes em cada capítulo e eu sempre respondo. Acho importante e muito legal essa interação entre o autor e o leitor. Divulgar é um trabalho constante e muitas vezes frustrante, mas faz parte. Ninguém vai encontrar seu livro por "sorte".

7) Tem algum novo projeto para ser publicado em breve (físico/digital) ou em andamento? Conta pra gente!

R: "Spectrum" vai para a Amazon em breve e no momento estou escrevendo um novo romance, também sobrenatural, mas desta vez focado um pouco mais no romance e tendo lobos e vampiros como elementos de fantasia. Pretendo terminá-lo e publicá-lo no Wattpad até janeiro/2019, pois só começo a publicar depois que a história foi toda escrita e revisada. Aliás, revisão é algo que faço exaustivamente, pois detestaria entregar algo mal escrito aos meus leitores.

Deixe suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário