terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Livros X Filmes


       Oi galerinha! ;)
  Hoje vamos entrar num tema muito falado quando o assunto é sobre livros: os filmes baseados nos livros.
   Infelizmente, não são todos os livros que fazem sucesso nas telonas como adaptações para o cinema. Isso, na minha humilde opinião, por na maioria das vezes os diretores não contarem com o auxílio dos autores, arruinando assim, alguns pontos nas histórias.
    Em "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", por exemplo, dizem que Rick Riordan não sabia da produção do filme, como também não assistiu depois de lançado. Não sei se é verdade, porém, se for, conseguimos entender a indignação do autor. Ele, mais do que ninguém, sabe como as cenas se passam, como os personagens pensam e agem; ele quem criou esse mundo!
Quando estamos lendo um livro, imaginamos e sentimos como os personagens, mas ninguém melhor do que o próprio escritor para fazer essas cenas terem mais magia quando passada para os cinemas. Não acham?                                         
    Em HP, J.K. Rowling participou da montagem dos filmes e isso fez toda a diferença. Ela ajudou com a escolha dos atores, fez questão do toque britânico ao filme, como auxiliou na escrita do roteiro. Não é a toa que a série de "Harry Potter" ainda é uma das mais famosas pelo mundo, querida e reconhecida. Os livros são ótimos, continuariam fazendo milhares de fãs mesmo se não tivesse sido adaptada aos cinemas. Porém, é claro que com o sucesso que conseguiu nas telinhas HP ficou ainda mais conhecido e isso fez uma grande diferença nos números de J. K. Rowlink. Pois a ideia deu certo.
    Agora, se formos analisar a série "Instrumentos Mortais", por exemplo. Outra série querida por muitos leitores de Cassandra Clare (Shadowhunter aqui \o/), mas o filme não agradou. O primeiro filme custou US$ 60 milhões e só rendeu US$ 31,1 milhões nos EUA. Não tiveram o sucesso necessário para continuarem com a série nas telonas, "Cidade das Cinzas" foi cancelado. Porém, há poucos meses tivemos a notícia de que será adaptada como série de TV, com produção a partir desse ano.
    “Na verdade, faz sentido adaptar (o livro) em série de TV”, declarou Martin Moszkowicz, presidente da Constantin Film. “Tinha tanto do livro que nós tivemos que deixar de fora do filme. Na série, nós vamos poder nos aprofundar e explorar esse mundo em maiores detalhes”. É um avanço tardio, mas um avanço; basta saber se vão conseguir acertar dessa vez. Foi revelado que os episódios terão cerca de uma hora de duração e a história toda irá começar desde o princípio de toda a aventura de Clary Fray e os Caçadores de Sombras, em "Cidade dos Ossos".      
     Eu diria que os fãs/leitores são a alma do negócio. Alguns filmes dão certo, outros não (com auxílio do autor ou não). Mas, se as adaptações são criadas para nós (tecnicamente, nós precisamos gostar para eles conseguirem o suado dinheiro), porque não ouvir a nós? Levantar uma pesquisa...quais cenas os leitores mais gostam? Quais personagens se identificam? Como eles os imaginam? Com toda certeza sairia um resultado melhor, nada de trocar cores de cabelo ou excluir uma das cenas mais adoradas do livro! Ah, e é claro: contar com a participação do autor na produção!
    Se eu fiz uma história e compraram os direitos para adaptar nos cinemas eu vou querer fazer parte da criação. Acho justo! (#FicaDica haha' ) Muitas histórias ótimas são jogadas no lixo quando vemos os filmes, então, você que está lendo isso: não deixe de ler o livro. Aí sim, depois de comparar, você define sua opinião sobre a história e o autor. Muitas pessoas começam a falar coisas com base no errado. Leia, pesquise, e então poderá dar sua opinião.
     Mas e vocês? O que acham dessas adaptações e quais vocês mais gostam/não gostam? xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário