sábado, 28 de fevereiro de 2015

Leitores no Brasil

    Oi galerinha!
   No post A literatura na nossa vida falei um pouco sobre pesquisas feitas sobre os leitores em nosso país, mas neste post pretendo entrar com mais detalhes sobre esse assunto. Já disse aqui, que cerca de 24% dos brasileiros possuem o hábito de ler, de acordo com pesquisas feitas em 2012, enquanto 85% prefere internet e televisão. 
   A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, é um dos estudos mais detalhados sobre o perfil dos leitores em nosso país. 
   Dentro do período de junho e julho de 2011 a IBOPE Inteligência pesquisou em cerca de 315 municípios, mais de cinco mil pessoas. Segundo os resultados, existem no Brasil cerca de 88,2 milhões de leitores. Aqui, são considerados "leitores", os que leram um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses.  
    As pessoas que disseram não ter lido nenhum livro dentro desse período, responderam: 
Falta de tempo > 53%;
Desinteresse  > 30%;
O livro é caro > 4%;
Não possuem bibliotecas por perto > 6%. 
   "Ás vezes, questionamos se o livro é caro, mas isso não aparece como fator de impedimento na pesquisa. Percebemos que é falta de conhecimento do prazer da leitura mesmo. Quando a pessoa diz que não tem tempo para ler, na verdade, ela tem tempo para outras coisas, como ver televisão", responde Karine, presidenta do Instituto Pró-Livro.                                                                             
   Foi dito, ainda, que a maior parte dos leitores são do sexo feminino, cerca de 57%. E os professores, passaram do segundo lugar para o primeiro, como os que mais incentivam a leitura, ultrapassando inclusive, o papel das mães nesse caso.
   Também foi registrado que 55% dos leitores dizem ler para adquirir conhecimentos gerais e atualização cultural. 
    Como podemos ver no gráfico, que aponta de acordo com os livros lidos nos três últimos meses, de acordo com as regiões do país, o Centro-Oeste foi a que teve o melhor índice. 



     “Ainda há muito que ser feito para conseguirmos chegar a um patamar ideal para um país como o Brasil, que tem potencial econômico forte e vigoroso, mas carece de melhoria nos indicadores de Desenvolvimento Humano e, em especial, nos indicadores de Educação, para deixar as últimas posições nas avaliações internacionais. Mas acredito que estamos no caminho certo”, encerra a presidente do Instituo Pró-Livro.
       Por isso é sempre bom lembrar: leia. 
    Precisamos nos acostumar com o hábito de querer aprender sempre mais, e a leitura nos traz isso. Esquecer a preguiça e desculpas clichês. Dar exemplo á filhos, sobrinhos, netos, primos e irmãos... Não só para aumentarmos o índice do Brasil, mas também para nos ajudarmos. 
      O Brasil possui um grande número de leitores, que na minha opinião, vem aumentando. Porém, boa parte da população ainda é desprovida de informação e cultura, e isso é triste. Espero ver isso melhorando o mais rápido possível, na era da informação e modernidade, precisamos lembrar de espalharmos isso para os quatro ventos! 
       Leia. E incentive outros a ler também. xD


Fontes: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2012-03-28/percentual-de-brasileiros-leitores-e-maior-entre-jovens-e-moradores-de-zonas-urbanas
http://www.blogacesso.com.br/?p=4747

Nenhum comentário:

Postar um comentário