sexta-feira, 24 de abril de 2015

399 anos da morte de Shakespeare!

  Ontem, dia 23 de abril, além de termos comemorado o Dia Mundial do Livro (uhhhuuul!!), foi o aniversário de morte de Shakespeare! Então, achei nada mais do que justo fazer um post especial para os 399 anos sem o mais importante escritor e dramaturgo de todos os tempos! 
     Quem nunca assistiu ao filme Romeu e Julieta? Ou nunca leu? Ou até mesmo, já foi á peça? A tragédia mais conhecida, o romance mais citado...e sabiam que foi inspirada em famílias que realmente se chamavam Capuleto e Montecchio, de Verona? Vejam outras curiosidades sobre a vida de William Shakespeare... 

Biografia
    Shakespeare nasceu na cidade inglesa de Stratford-upon-Avon e seu batismo foi em 26 de abril de 1564, o que nos deixa pensar que seu nascimento foi em 23 de abril daquele ano, pois naquela época batizavam as crianças três dias após o seu nascimento. 
    Demonstrando o interesse pela escrita e literatura, começa seus estudos e com dezoito anos casa-se com Anne Hathaway (oito anos mais velha que ele), com quem teve três filhos. Sua única neta, chamada Elizabeth, morreu em 1670 sem deixar filhos (portanto, Shakespeare não possui descendentes). 
    Em 1590 começa a escrever sua primeira peça, "Comédia dos Erros", que foi finalizada após quatro anos. Em 1591 vai morar em Londres, tendo escrito aproximadamente 150 sonetos. 


  Em 1594 entra para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, de Londres. Nessa época, a Inglaterra tinha o teatro elisabetano, com o reinado da Rainha Elizabeth I, a cultura teatral e as artes estavam em alta. 
  William Shakespeare criou mais de 37 peças de teatro: sendo 10 dramas, 10 tragédias e 17 comédias; e 157 sonetos. No ano de 1610 William volta para Stratford, onde escreveu sua última obra, "A Tempestade", terminada em três anos. 
  Poucas pessoas sabem que Shakespeare também era ator, e atuou em várias de suas obras. E aparece no "Guiness Book - O Livro dos Recordes", como o autor com mais obras adaptadas para o cinema.  
Cena do filme Romeu e Julieta
      Em 1616, no dia de seu aniversário, morre em sua cidade natal. 
    Sua morte é desconhecida, mas deixa seus bens para sua filha Suzanne. Para a esposa, deixa por escrito ""I give unto my wife my second best bed with the furniture" ("Eu dou a minha esposa a minha segunda melhor cama com o mobiliário"). 
   
"Bom amigo, por Jesus, abstém-te de
profanar o corpo aqui enterrado.
Bendito seja o homem
que respeite estas pedras,
e maldito o que remover meus ossos."
    

   Seus restos mortais se encontram na Igreja da Santíssima Trindade, em sua cidade de origem, onde em sua lápide há um epitáfio dizendo que será amaldiçoada aquela pessoa que mover seus ossos (imagem ao lado). Isso, pois Shakespeare temia um costume de sua época, onde as pessoas esvaziavam sepulturas para sepultar outros. 

Suas principais obras foram: Hamlet, Romeu e Julieta, Otelo, Sonho de Uma Noite de Verão, O Mercador de Veneza... 








Frases
"A gratidão é o único tesouro dos humildes." 
-William Shakespeare
"O maior erro que você pode cometer: é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum."
-William Shakespeare
 Fontes
http://visaoderebeca.blogspot.com.br/2013/07/curiosidades-sobre-william-shakespeare.html
http://pensador.uol.com.br/autor/william_shakespeare/biografia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário