sábado, 13 de fevereiro de 2016

[Resenha] Maze Runner, Correr ou Morrer - James Dashner

     
     Oi pessoal! 
   A resenha deste sábado é do primeiro livro de Maze Runner, Correr ou Morrer do incrível James Dashner. Terminei de ler essa semana, foi o último livro que li até agora, então está tudo fresquinho na cabeça...Vamos conferir? 



Ficha Técnica:

Título: Maze Runner, Correr ou Morrer
Título Original: The Maze Runner
Autor: James Dashner
Editora: V&R
Páginas: 426






Sinopse:
  "Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
     Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
   Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito."

Resenha:

     Bom, já disse que conheci a série de James pelo papel do Dylan O'brien como Thomas, o protagonista da trama (pois acompanho o Dylan na série Teen Wolf). Assisti primeiro o filme, e como gostei fui atrás do livro. 
     A primeira coisa que se tem que dizer é: o livro é muito extenso. Várias vezes me veio em mente de que eu não acabaria nunca, pois as cenas são longas e principalmente no início, meio paradas. Não possui muita ação no começo, pois é a descoberta e aprendizado de Thomas sobre a Clareira, o lugar onde os clareanos (todos garotos) vivem, cercados pelos muros monstruosos do Labirinto. A leitura é pela visão de Thomas, que como todos os outros garotos, não sabe mais do que o próprio nome. São mandados para lá sem lembrarem nada de  casa, da família...e não sabem por quem, muito menos o motivo. 
"Apenas me siga e corra como sua vida dependesse disso. Porque ela depende."
     Cada um tem seu trabalho para ajudar na convivência de todos, como o Caçarola que cuida da comida. Eles recebem alimentos pela mesma Caixa que são mandados para a Clareira, uma espécie de elevador que nunca desce com alguém dentro. Sim, eles já tentaram de tudo nesses dois anos na Clareira, para saírem dali. Porém, parece que a única estranha maneira, é pelo próprio Labirinto, cujas portas vivem trocando de lugar e não os revela uma saída. Para isso existem os Corredores, os garotos que percorrem o Labirinto á procura de mudanças nos caminhos, esperando achar uma possível saída dali, só que de dia. Á noite, as portas se fecham e os Verdugos aparecem, aranhas enormes, mecanizadas e capazes de picar alguém. Sua picada os faz passar pelo o que chamam de Transformação. Já pode imaginar que não é nada bom, né? 
"Se você não tem medo...você não é humano." -Alby
      Entretanto, as coisas começam a realmente mudar depois da chegada de Thomas na Clareira: chega a primeira garota pela caixa, Teresa. Thomas sente que a conhece de algum lugar...mas como? 
      A história vai revelando mais mistérios sobre o Labirinto, a trajetória de alguns dos garotos e a ansiedade de Thomas de se tornar um Corredor. Estranhas lembranças, hipóteses e acusações caem sobre quem Thomas realmente é, quem ele foi antes de entrar na Clareira. Com alguns do seu lado e outros contra, precisam encontrar uma forma de desvendar esse Labirinto, cujo a palavra CRUEL sempre aparece. Alimentos acabando, mortes...como sair desse lugar? 
"É meio difícil de perguntar a um cara morto o que ele fez de errado."
        O diferencial dessa série são as palavras que o autor fez como gírias dos garotos da Clareira, que você acaba se acostumando a dizer, como: trolho, plong, mértila e por aí vai... Eu morria de rir nessas horas. Outra coisa legal é a organização deles, como eu já disse, os trabalhos que eles possuem: Embaladores, Socorristas, Corredores... E cada um tem seu Encarregado

        Maze Runner consegue te prender nos detalhes, a leitura não é difícil e você tem seus momentos cômicos com Chuck. O sentimento confuso de Thomas por Teresa, surpresas do passado e um final ainda mais curioso. Você vai odiar o Gally até o final, lembre-se disso. A trama é incrível, você se imaginar em um lugar como aquele... prepare os tênis de Corredor e... corra para ler esse livro! ;)
“Esse é só meu jeito de dizer que teria matado você se você morresse.” – Teresa 
Minha nota: 

2 comentários:

  1. Adorei a sinopse deste livro, parece ser aquele tipo de livro que você lê e quer mais!!! adorei ..... vai para minha lista de compras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhhuul! Sim Kakau, garanto que é assim mesmo a sensação, vale a pena! xD

      Excluir