quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Ressaca Literária: porque você existe?

        Hey pessoal!
     Em minhas pesquisas sobre datas comemorativas, descobri que no próximo domingo (dia 28/02) é o dia da ressaca. Sabiam disso? Nem eu! xD E como a única ressaca que eu conheço é a literária (sim, pois eu "não bebo"), resolvi fazer um post bem engraçado sobre como é esse período para nós, leitores. 
      Quem já passou por uma ressaca literária sabe do que eu estou falando, e você que ainda não passou, se prepare que o dia irá chegar! haha' Não tem como fugir dela...querem ver? 


      Você pega um livro novo para ler. Em instantes já quer brigar com fulano, alertar cicrano e se declarar para beltrano. Até ai normal! Daqui a pouco começa a rir sozinha, olha em volta para ver se tem alguém te olhando como doida. Passa um tempinho e já está com os olhos arregalados para o que aconteceu com os protagonistas e para, tendo que reler aquele trecho para ver se entendeu direito. Chega o momento em que você quer parar de ler o livro, pois está acabando com seus sentimentos...mas...aquela coceirinha na mão não deixa, você é curiosa (o) demais para não saber o que acontece no final... E eis que chega o momento: o desfecho da história é tão drástico, que você fecha o livro com as lágrimas escorrendo pelo rosto e pensa que nunca mais vai ler um livro na sua vida. Que aquele autor ou autora te empurrou no chão com tanta força, que você não sabe parar de chorar e as vezes, até querer rir disso, pois: você está chorando por causa do fim da história! Sim, ela acabou e... não...espera... Começa sua ressaca!!!

Motivos mais comuns:

*Fim da história: não lerá mais sobre a vida daqueles personagens;
*Morte do personagem que mais gostava no último capítulo;
*Separação dos protagonistas no fim da história.

Possíveis reações:

*Chorar;
*Ficar irritada;
*Não querer falar com ninguém;
*Xingar o escritor (a);
*Não querer ler mais;
*Se livrar do livro (as vezes, esse sintoma é meio raro). 

Coisas para não se fazer durante sua ressaca literária:

-Rasgar, molhar, amassar, dobrar, rabiscar o seu livro! Por favor nem pense nessas possibilidades, pois você irá se arrepender perdidamente depois, isso não se faz! Ainda mais se o livro for emprestado...nesse caso é melhor devolver logo antes que queira descontar a raiva nele. Lembre-se que é um momento de raiva e tristeza, você não estará sob controle. Respira, inspira... *--*

-Ver filme romântico ou de drama. Pelo amor...não queira acabar com toda a quantidade de água em seu corpo com tantas lágrimas, okay? Pois além de ressaca literária vai parecer que você está é na fossa mesmo. PS: Se estiver na fossa e na ressaca, cuidado. Os riscos são ainda maiores. (Não me diga que está na tpm também não, hein!!! haha') 

-Procurar tags do livro. Não queira ver fotos e frases da história que está te deixando assim. As sensações da leitura vão voltar e a 3ª G. M. poderá acontecer! 

Coisas para se fazer na ressaca literária:

-Dormir. Ah, isso é ótimo em qualquer hora do dia, certo? Só tente não sonhar com a história...haha'

-Comer. Outra coisa que a população adora, não é mesmo? Ainda mais se for chocolate. Hummm

-Sair com os amigos. Tente se distrair com coisas que você gosta, ouvir música (alegre, daquela que te faz querer dançar, e não chorar mais!) e aproveite para fazer seu amigo querer ler o livro também (não conte o motivo do choro!). 

      As pessoas vão querer te ajudar (ou não), mas não tem o que fazer. Apenas o tempo irá curar essa dor e ódio do escritor que fez isso contigo (que ao mesmo tempo sabemos que você ama!). 
     É doido, eu sei. Amor e ódio se misturam muito fácil no universo literário e saiba que em breve você encontrará outro filhote (livro) para se apaixonar e talvez o final seja melhor. Anime-se! Vá há uma biblioteca ou livraria e veja como você melhora rapidinho, querendo levar todos para casa! Seja feliz, tem outras histórias esperando por você! xD

         É claro que o post foi mais descontraído hoje, pois o tema é sério. haahaha' Conte nos comentários qual livro te deixou de ressaca e como ela foi! Comigo foi ACEDE, demorei um tempo para ler outro livro do tanto que chorei com John Green! Espero que tenham gostado, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário