quinta-feira, 24 de março de 2016

Vamos falar de Distopias? [PARTE 1]

      Hey galerinha, tudo ok? *-*
     O post de hoje vem abordar um tema bem falado ultimamente no universo literário e do cinema, DISTOPIA. Afinal, o que é distopia e o que esse gênero vem nos trazendo recentemente? Vamos falar sobre isso! 


      A palavra distopia significa: "lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; antiutopia". Em termos gerais, a distopia se remete ao contrário da utopia, que é justamente o estado em que tudo se encontra em igualdade quase impossível, ilusão ou fantasia da ideia de civilização que sonhamos. 
      Distopia as vezes é confundido com o termo "pós-apocalíptico", por muitas vezes aparecerem em conjunto nas ficções. Afinal, um cenário pós-apocalítico é onde mostra algum desastre que acabou com o mundo e, muitas vezes, depois disso surge a sociedade distópica nesse universo. 
    Como exemplo, temos a grande franquia de filmes e livros de Jogos Vorazes, que veio trazer a distopia novamente para os olhos dos jovens. Pois sim, distopia é um gênero que já fez sucesso anos atrás e agora que a tendência está voltando com tudo...
       Uma das histórias que mais se destaca nesse gênero é Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, que também teve filme. Outros conhecidos são Matrix e o premiado Mad Max. Atualmente, vemos sociedades distópicas em várias grandes séries de livros, como: Legend, O Teste, O doador de memórias, Feios, Fragmentados, Divergente, A Seleção, Estilhaça-me, Delírio, 1984 e outros como Maze Runner (que fica entre ficção científica e distopia na classificação, como tantos outros - não sou especialista para diferenciar esses sub-gêneros). 



       Se pararmos para analisar, as distopias transbordam de forma exagerada o medo, pessimismo e preocupação da nossa sociedade. Em tempos de crises econômicas, políticas e sociais, falta de valores e outras coisas, as sociedades distópicas são como críticas ao modo que vivemos, aprofundando os nossos problemas recentes e os levando para dimensões maiores, que são os casos dos zumbis, vírus letais, ou um jogo onde sai apenas um vivo! 
     Foi depois das grandes guerras que esse gênero passou a ser mais conhecido e não me surpreende se a partir de agora for ainda mais falado. Pegam nossa sociedade dividida por classificações de poder, e criam facções, distritos e suas regras. Mas cada uma delas com suas particularidades e personagens com mensagens de esperança por dias melhores. 
        Distopias são super bem-vindas na minha estante, é um gênero que vale a pena ser lido, pois aprendemos com eles a perceber detalhes que na correria do nosso dia nem notamos (como o quão importante é um pedaço de pão, mesmo que queimado, não é Katniss?). Apesar de toda a parte sofredora e o ambiente de perigo muitas vezes presenciado em histórias assim, atualmente estou escrevendo uma distopia (Renegados) e estou feliz com os resultados. Já pensou em escrever uma?
    Enfim, agora temos nas telonas Convegente, da trilogia Divergente de Verônica Roth. Já assistiram? O que acharam? Ainda não vi, mas é uma das distopias que sou fã. Bom, ainda terá a Parte 2 sobre essa discussão de distopias, te vejo lá hein! Espero que tenham gostado do post e qualquer coisa é só comentar, até o próximo! xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário