terça-feira, 19 de abril de 2016

Literatura Infantil!

     Oi pessoal, tudo bem? 
    Ontem (18/04) foi Dia Nacional do Livro Infantil e é por isso que o post de hoje vai abordar um pouquinho sobre os escritores de histórias infantis que mais gosto e recomendo para você, para seus primos e sobrinhos, para a família toda! Afinal, quem não tem uma criança dentro de si, não é mesmo? *--* #leiaparaumacriança

Tive a alegria de encontrar Ziraldo na Festa Literária de Duque de Caxias
no ano de 2014.
     Bom pessoal, acho que não é mistério para ninguém daqui do blog que sou professora e contadora de histórias, certo? Isso explica um pouco a paixão que tenho por livros infantis e claro, pela criançada! Lidando com elas, nós vemos o quanto uma história é importante, auxiliando na criatividade, imaginação, interação em grupo e muitos outros aspectos que você nem imagina ao ler para uma criança antes de dormir ou na escola. 
      Como Ziraldo já disse e concordo "Estudar é importante, mas ler é mais importante ainda". Autor de O Menino Maluquinho, ele é um exemplo do quanto a literatura muda a vida de alguém.
       Atualmente muitos livros estão sendo trocados pela tecnologia, então é cada vez mais importante lembrarmos do incentivo á leitura desde pequenos. E se é para incentivar, que tal começar pelos livros nacionais? Certamente os contos de fadas típicos da Disney não vão faltar na prateleira de sua casa (nada contra!), mas no Brasil temos muitos escritores mergulhados na literatura infantil que é de cair o queixo e vale a pena ser pesquisado. Darei aqui algumas dicas de autores nacionais e suas histórias:

Ana Maria Machado

      Além de escritora, Ana Maria Machado é pintora, jornalista e professora. Uma de suas histórias que mais gosto é "Raul da ferrugem azul", que tive a honra de contar em um evento dedicado á ela em 2014. 

Conta a história de um menino que não conseguia dizer o que pensava, via coisas que julgava errado e não fazia nada, apesar de querer. Então, ele começa a ver manchas azuis em seu corpo, que não saíam por nada! A procura de uma forma de se livrar dessas pintinhas, descobre o que está por trás disso e faz uma nova amizade. Super recomendo!



Ruth Rocha

    Ruth Rocha é outra escritora brasileira que também faz muito sucesso entre o universo da literatura infantil, sendo membro da Academia Paulista de Letras desde 2007. Também já contei histórias de sua autoria com o Grupo MultiArte e uma das que mais gosto é "Quem tem medo de quê?". 




Com a simplicidade entre versos, essa história nos faz viajar pelos medos mais comuns e uma reflexão sobre o que realmente é o medo para nós com um pouquinho de humor. 







Bia Bedran

     Bia Bedran é muito conhecida por suas histórias cantadas. Temas divertidos com muita música e interpretação, que adoro fazer nos eventos de contação. O meu xodó é sua adaptação de "Flor de Mamulengo".


         É claro que existem muitos outros por ai. Ziraldo, Maurício de Souza... O que não falta são histórias nas livrarias e bibliotecas desse mundão, virtual ou física. Não deixe de ler para uma criança, incentive também os jovens e adultos...porque não? E até o próximo post! xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário