terça-feira, 5 de abril de 2016

#PostEspecial: O Pequeno Príncipe!

    
      Olá leitores! Tudo bem com vocês? *-*
   Nesta terça-feira venho falar de O Pequeno Príncipe! Tudo porque amanhã (dia 6/04) será completado 73 anos desde a primeira publicação desse livro, de Antoine de Saint-Exupéry! Quem diria que depois de tanto tempo esse livro singelo ainda estaria cativando tantos corações, não é mesmo? Sendo assim, vamos falar um pouquinho do autor e algumas curiosidades do universo do Principezinho. 



        O autor

    Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Foscolombe. Esse era o nome completo do também conhecido como Conde de Saint-Exupéry. Nasceu em 29 de junho de 1900, na França, filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. Foi um escritor, ilustrador e piloto francês. 
     Depois de fazer uma viagem de avião com um amigo, se apaixonou pela aviação e tentou entrar para a Escola Naval, mas foi reprovado. Mais tarde, com seus 21 anos, conseguiu se tornar piloto no Segundo Regimento de Estrasburgo. 
     Ainda assim não abandonou sua vontade de escrita, continuou escrevendo seus contos e poesias, a maioria envolvendo elementos de aviação e guerra. Seu primeiro livro foi "Correio do Sul", publicado em 1929. 
     Contudo, foi na primeira fase da Primeira Guerra Mundial que Antoine começou a escrever, nos Estados Unidos, a história do Principezinho. Para as pessoas que lhe perguntavam sobre os desenhos, ele respondia: “Não é nada de mais, é apenas o garoto que existe no meu coração”. Em 6 de abril de 1943 veio a ser publicado.  
       Com 43 anos, foi fazer sua última tarefa para reconhecer áreas com movimentos de tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, onde o avião em que estava foi atingido. Faleceu em 31 de julho de 1944, desde então seu corpo não foi encontrado. 


Seus livros

      Além de "O Pequeno Príncipe" (Le Petit Prince), Antoine foi autor de mais sete obras:
-O Aviador, Correio do Sul, Voo Noturno, Terra dos Homens, Piloto de Guerra, Carta á um refém, Póstuma. 

Curiosidades

-O alemão Horst Rippert confessou ter sido o atirador que derrubou o avião onde Antoine estava e lastimou sua morte. 
-Em 2004 estilhaços do avião foram encontrados, mas ainda não encontraram o corpo de Antoine de Saint-Exupéry. 
-O livro O Pequeno Príncipe vendeu mais de 134 milhões de exemplares no mundo todo, traduzido para mais de 220 línguas. Só no Brasil teve mais de 8 milhões de exemplares vendidos e é o terceiro livro mais vendido em todo o mundo. 
-A primeira adaptação para o cinema foi feita em 1974 e esse ano O Pequeno Príncipe ganhou uma animação. 
-Antoine de Saint-Exupéry foi autor do filme Asas da Noite, drama lançado em 1933.


       Bacana saber um pouquinho mais, não é? Quem lê apenas o livro não imagina tantas coisas que aconteceram ao redor daquela obra. É um livro mágico, que com a linguagem delicada na visão dos pensamentos de uma criança, nos leva a acreditar que adultos também podem ver o mundo com outros olhos, e não somente cheios de problemas e desesperanças. Se ainda não leu, leia! Confira a resenha aqui no blog. Se já leu, comenta ai o que achou e se gostaram do post. Até mais! xD 

Fontes
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/saiba-mais-sobre-vida-de-saint-exupery-autor-de-o-pequeno-principe
http://www.opequenoprincipe.com/historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário