terça-feira, 24 de maio de 2016

Leitores no Wattpad!

      Oi galerinha! Tudo bem com vocês? Boa terça!
      Hoje venho falar com vocês sobre o Wattpad, uma plataforma de livros gratuitos onde posto minhas histórias e se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo!


    Se você é leitor, o Wattpad está recheado de livros de vários gêneros que você poderá conhecer gratuitamente! Num ano de crise, onde livros físicos estão ainda mais caros, não perca a chance de conhecer novos autores de uma forma tão fácil! E se é um aspirante á escritor, as vantagens são ainda melhores, pois pelo Wattpad você também pode divulgar suas histórias e ter o feedback dos leitores, participando até de rankings e concursos literários. 
   Quem ama escrever quer ver seus livros sendo devorados, como devoramos os de autores conhecidos. Queremos receber a reação da pessoa quando aquele personagem se da bem no final, ou quando um muito importante morre. Porém, atualmente está ainda mais difícil um aspirante a escritor conseguir publicar seus livros em editoras. Elas querem alguém que já seja conhecido por algum grupo de pessoas, para saber se o livro irá vender ou não. Não apostam em pessoas desconhecidas ou sem indicação, e por isso estamos na onda dos Youtubers lançando livros! Porque as editoras sabem que eles vão ter um público certo. Então, se você quer ser um escritor, não perca tempo e forme seu público. Seja conhecido, faça algo diferente e ficará ainda mais fácil para realizar seu sonho um dia. E com isso, repito a importância do Wattpad!



      Muitos iniciam suas carreiras em aplicativos assim, onde são descobertos por vários fãs de suas obras e também até mesmo por editoras, que se interessam pela escrita e entram em contato com o autor. O Wattpad nos da a liberdade da escolha da capa, divisão em capítulos, postagens quando quiser e um meio super legal de interagir com seus leitores. É um lugar de descobertas, novas amizades e eu indico para muita gente! 
       Não, não estou dizendo que você se tornará famoso e ganhará dinheiro ao ter uma história postada no Wattpad. Ninguém tem a receita para isso! O site é um meio de você ser reconhecido, de ter pessoas lendo suas histórias e assim, ficar mais fácil de você ir crescendo nesse ramo, melhorando sua escrita cada dia mais. É um lugar para quem quer ser lido, aceitando críticas e é claro, também esperando elogios. 
   "Mas como ser lido, Thaís? Só chegar lá e publicar a história?" Não. É preciso você definir uma série de coisas em sua vida se você quiser mesmo ser reconhecido e chamar atenção. Há escritores lá com milhares de seguidores, como também há histórias com apenas dezenas de visualizações. Tudo depende de como você reage á tudo. E é sobre isso que quero falar hoje, separei algumas dicas essenciais para quem quer ser lido no Wattpad. Se é o que você quer, preste atenção: 



1- Antes de publicar uma história em sua conta no Wattpad, crie um resumo bacana sobre você para o seu perfil. Outra coisa, pense com carinho em sua história, planeje com antecedência e tenha a consciência de que você estará sujeito á críticas, saiba compreendê-las e responder da forma correta. Sua imagem como autor é muito importante em qualquer rede social sua. 

2- Capriche na capa, ela é a porta de entrada para lerem sua história, então cuidado. Construa uma sinopse que deixe a pessoa curiosa, não saia contando tudo, dê fatos apenas do início da história e a mensagem dela, o ponto forte de seu livro. O seu diferencial. 

3- Faça uma rotina. Escolha dias certos para postar novos capítulos, assim os leitores saberão que sua história estará em continuação e vão a procura das atualizações. Avise-os através de seu mural. 

4- Divulgue em todas as redes sociais que puder, principalmente em grupos relacionados á livros. Não é bacana indicar sua história numa fanpage de funk, por exemplo. Também crie uma rotina para divulgações, principalmente sempre após novos capítulos.

5- Participe de concursos no Wattpad, são criados pelos embaixadores e te dão uma visibilidade bem bacana! Não importa o gênero, tente participar de todos e fique de olho nas novidades. 

6- Não divulgue sua história no mural das outras pessoas, para mim isso não é legal, prefira enviar por mensagem privada, sempre com o link de sua história e uma breve apresentação dela. 

7- Sempre que puder, divulgue frases, fotos que estampem algum personagem, trilha sonora... faça seu livro parecer concreto, chame a atenção. 

8- Responda seus leitores. Nada de convencimento e deixar seus leitores falando sozinhos, pois daqui a pouco eles viram fantasmas. Seja educado e agradeça o comentário até de quem criticou, pois críticas construtivas ajudam e muito. 

9- Revise bem sua história, nada de errinhos ortográficos que parecem um soco no estômago, se perde muitos leitores por causa disso. Só poste depois de achar que está visualmente bem construído. 

10- E por último, mas não menos importante, seja você! Deixe sua marca, use a criatividade e aceite pedir opiniões de amigos e até mesmo de desconhecidos. Assim cria-se novas amizades e nesse meio, isso é muito importante. 



       Sei que podem ter outras milhares de dicas legais, se quiserem comentar sobre elas ai sintam-se a vontade! Espero ter ajudado de alguma forma, lembrando que não sou famosinha no Wattpad nem nada, apenas gosto de dividir com vocês o que acho que está dando certo para mim e, que juntos, possamos conseguir alcançar nossos objetivos! Me desculpem qualquer coisa, não estou falando que isso te levará ao estrelato, mas é um bom caminho para se sentir melhor no caminho de ser escritor. 
       Boa sorte e até o próximo post, que também será referente ao Wattpad! Beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário