quinta-feira, 12 de maio de 2016

Vem sexta-feira 13 ai!

     Boa tarde pessoal! 
    A postagem de hoje é uma lembrança de que amanhã teremos uma sexta-feira 13! Sim, não sabiam? Pois é! Então agora já pode ter cuidado com os gatos pretos! hahaa' Brincadeiras á parte, vamos falar um pouquinho dessa lenda de que é um dia de azar e algumas curiosidades sobre. Vamos lá? *-*


    O número 13 é associado ao azar desde muito tempo antes de Cristo, de acordo com registros históricos e antigas crenças. A sexta-feira também é má vista aos olhos de muita gente e unindo uma coisa com a outra, criaram o pior dia para tudo! 
   E isso tem nome, sabiam? O medo das consequências que o número 13 pode causar é conhecido como triscaidecafobia. E o medo da sexta-feira 13 é frigatriscaidecafobia. Louco, né?!
     Há quem acredite, há aqueles que preferem não arriscar e os que não ligam para superstições, mas que já tiveram vários fatos históricos relacionados ao número treze ou á uma sexta-feira (ou aos dois juntos) que não tiveram um final feliz, já tiveram! Veja alguns:

-> Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira. 
-> Alguns pesquisadores afirmam que o grande dilúvio aconteceu em uma sexta-feira.
-> A quebra da bolsa de valores de New York em 1929 ficou conhecida como "sexta-feira negra".
-> Em 13 de dezembro de 1968, em uma sexta-feira, foi decretado o AI-5 no Brasil, dando plenos poderes aos militares. 

    Confessa, da um medinho, não é? haha E não listei todos que encontrei! Mas enfim, o caso é que em algumas crenças nós também podemos ver o que os antigos pensavam sobre o treze. 

* De modo geral sabemos que o número 12 é completo, representa um todo como doze meses em um ano. Já o número 13 é considerado incompleto, logo, "infortúnio" na numerologia.
* Dizem que os cristãos acreditam que o 13 é um número de azar pelo fato dos 12 apóstolos á mesa com Jesus e o 13º era Judas, o traidor. 
* Para os romanos o número 13 representa morte, já os egípcios consideram uma morte que traz vida plena, por crerem em 12 estágios na vida e o 13º estágio seja a vida eterna. 
* Para os nórdicos, o deus Loki apareceu em um banquete sem ser convidado e nesse dia matou Balder. Loki era o 13º á mesa. 
      
      São várias histórias. Sem contar com os filmes de nome Sexta-feira 13 (que nunca vi e por enquanto, nem pretendo haha'). Com as ficções e assuntos decorrentes na mídia, as pessoas ficam com certo receio e algumas levam realmente á sério. Por exemplo: nos EUA existem hospitais que não possuem o 13º andar e companhias aéreas sem a 13º fileira. 
     Ah, e tem outra coisa que acho que você ainda não sabe: a famosa espaçonave Apollo 13 foi lançada no dia 11/04/70. A soma desses algarismos da... 13! Sim, e em qual horário? 13 horas e 13 minutos. E o acidente aconteceu no dia 13 de abril! Mas calma... não é que eles voltaram para a Terra sãos e salvos?! Ainda bem!!! xD

     Bom pessoal, acreditando ou não, 13 é um número forte, mas é um número como qualquer outro no fim das contas. É sexta-feira, aproveitem com juízo e não precisam ficar com medo dos gatinhos pretos, coitados! Quem faz seu dia ser bom é você! :)  
      Espero que tenham gostado do post, sábado agora sai resenha nacional de um livro tão misterioso quanto as sextas-feiras treze, então fiquem ligadinhos no blog. Até a próxima! 


Fontes: 
http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/13-fatos-sobre-a-sexta-feira-13,52087a009b137310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13

Nenhum comentário:

Postar um comentário