sábado, 29 de outubro de 2016

É fada!


    Hey pessoal, tudo bem?!
   Hoje é dia de resenha, mas resolvi falar de um filme inspirado em livro! E nada melhor do que mesclar com o dia de hoje, Dia Nacional do Livro! Então, sim: o post de hoje será sobre um filme nacional inspirado em livro nacional! Oba! :) 

   Já havia comentado aqui no blog sobre os livros da Thalita Rebouças. Escritora brasileira que faz sucesso com livros infantojuvenis e, que nesse mês, teve a estreia do primeiro filme baseado em um de seus livros! Muito orgulho, não é mesmo? O livro "Uma fada veio me visitar" teve sua adaptação para o "É fada!", contando com Kéfera Buchmann interpretando a fada maluquinha que a protagonista, Julia (Klara Castanho), passa a ter como companhia em seu dia a dia. 

     Confesso que ainda não li o livro, mas tenho muita vontade! Acho a Thalita uma escritora super talentosa e simpática, e fico feliz por ela com esse grande salto de ter um filme baseado em uma história de sua autoria. Ainda mais quando falamos de cinema nacional, que não é muito voltado para o público jovem (e leitor). Porém, quando olhamos as críticas do filme e conversamos com leitores da Thalita, descobrimos que o filme desviou um pouco da essência da autora, o que, na verdade, já era esperado por se tratar de uma adaptação (já que a maioria decepciona comparado com as histórias dos livros). Ainda com esses desvios, gostei do filme e conseguiu me tirar gargalhadas na sala do cinema, então, resolvi contar um pouquinho da história para vocês. 


       O filme começa com Geraldine, a fada, ganhando a missão de ajudar Julia em sua vida complicada com os pais e nos relacionamentos na escola, caso queira suas asas de volta. Julia é uma adolescente de quinze anos que mora com o pai desde que a mãe, quando ela ainda era pequena, os abandonou para estudar no exterior. Atualmente ela visita a mãe as vezes, que é quem ajuda pagando a escola e tem uma vida cheia de conforto numa casa de luxo, enquanto ela mora com o pai perto de um viaduto. 
      Na escola nova, Julia conhece garotas muito vaidosas e que caçoam dela na frente da turma, onde Pedro é o único que a trata bem. Não estando feliz com a humilhação do primeiro dia, Julia recebe com um grande susto Geraldine em seu quarto, pensando que ela era uma estranha querendo assaltar sua casa. Até que ela acredite que Geraldine é uma fada que veio para ajudá-la, diálogos engraçados sustentam as cenas das duas. Querendo ajudá-la a ser popular na escola, se vestindo melhor e conseguindo um possível namorado, Geraldine vira a vida de Julia de cabeça para baixo. 


      O desenrolar da trama faz com que Julia faça novas amizades, se sinta popular frequentando clubes e baladas, se esquecendo um pouco da antiga vida boa e simples que tinha. Desse jeito, as coisas começam a dar errado para Julia, deixando Geraldine sem o direito de concluir sua missão, que era a única chance de ter suas asas de volta. Decidida a desfazer a bagunça que fez na vida da menina, Geraldine tenta burlar as regas das fadas para que tudo se resolva. 

      É fada! é um filme pensado no adolescente de hoje, com muitas gírias atuais, trilha sonora de sucesso e cenas cômicas que facilmente fazem parte da vida das pessoas, também nos fazendo refletir sobre vários aspectos. Envolve conceitos como até onde vamos com a vaidade, fala sobre amizades sinceras, papel dos pais, como é vista a diferença de nível econômico e social, e articula sobre relacionamentos de modo geral. 
     Talvez tenha pesado em outro lado... para um filme voltado para os leitores dos livros da Thalita, por exemplo, é provável que estranhem os muitos palavrões que, inclusive, pode não agradar alguns dos pais que estejam assistindo ao filme com os filhos. Por conta disso o filme recebeu a classificação de 12 anos
      Foi um filme que me fez rir, entretanto, em certos momentos senti pena do personagem Pedro, que é o amigo de Julia e acaba se dando mal por causa dela. A fada atrapalhada caiu muito bem para a vlogueira e escritora Kéfera, que tem uma legião de seguidores por causa do seu canal no Youtube, 5 Minutos. Há muita crítica sobre a interpretação dela em seu primeiro filme, como existe a crítica de youtuber se tornando escritor. Não tenho muito o que falar dela, pois, ainda não li seus livros e nem acompanho o vlog, Mesmo assim, penso que teremos mais trabalhos como esse com Kéfera, em breve, então, passaremos a conhecer realmente seu lado atriz para concluirmos algo a respeito. Por enquanto, posso dizer que gostei do seu trabalho e desejo sorte! :) Confira o trailer!


       Se você estava pensando em assistir o filme, agora já sabe um pouquinho do que te espera. Não foi tão bom quanto eu esperava, mas, recomendo que veja! Se você já assistiu, comente o que achou! Já leu o livro? Estou curiosa para saber sua opinião! 
     Espero ver mais da literatura nacional nas telonas, também espero que melhorem nas adaptações (de modo geral, não só no Brasil). Prestigiem o cinema nacional, a literatura nacional! Estamos muito acostumados a olhar o de fora e perdemos muita coisa bacana que é feita aqui pertinho da gente! *-* 
      Falando em livros nacionais, tem sorteio rolando lá no insta parceiro, @ideiachoc! Vinte marcadores de livros nacionais que os leitores adoram, como os da Thalita Rebouças! Ah, agora tem marcador de página do blog Rascunhos Araújo também! <3 Participe que é até a meia noite de hoje! 
      Tomara que tenham curtido o post, espero trazer mais resenhas de filmes para vocês! Tenham uma boa semana e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário