sábado, 7 de janeiro de 2017

[Resenha] A Hospedeira - Stephenie Meyer


     Hey galerinha! Sábado é dia de resenha aqui no blog, então lá vamos nós para a primeira resenha do ano! :) Hoje venho falar do livro que inspirou o filme de 2013, que leva o mesmo nome, da autora de Crepúsculo, Stephenie Meyer. 



Ficha Técnica:

Título: A Hospedeira
Título Original: The Host
Autor (a): Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 557







Sinopse:
"Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam."
Resenha:

    Conheci a história através do filme, que apesar de não ser aquela trama repleta de ações que eu costumo gostar, soube me atrair pela ideia diferente e um romance inusitado (quem não gosta?). A vontade de ler o livro foi grande, ao ver tantos comentários de que era mil vezes melhor (como a maioria, já esperado), então comecei a odisseia. 

"-É um mundo estranho.
-O mais estranho de todos."

   A Hospedeira conta a história pela visão de Peregrina, a alma inserida no corpo de Melanie Stryder. Em um mundo dominado por almas em sua mais nova "colonização" entre os planetas, os poucos humanos resistentes se escondem para não serem os próximos com as íris dos olhos alteradas pela inserção da pequena e delicada alma prateada. 
   Peregrina tinha que ajudar sua espécie a encontrar os rebeldes com quem Melanie tinha contato, mas com o tempo, isso se tornou cada vez mais difícil pela existência de Melanie em sua cabeça. Se comunicando através dos pensamentos, as duas entram no impasse de como controlar aquele corpo. Peregrina nunca esperava passar por isso, queria um corpo só dela como nos demais sete planetas por onde passou, e acaba sendo ligada emocionalmente com as lembranças da vida humana de Melanie, conhecendo a paixão por Jared e o amor pelo irmão mais novo, Jamie. 

"Eu amo você - disse Jared - Mesmo que você não esteja aí, que não possa me ouvir. Eu amo você." Jared para Melanie 

   Escolhendo o caminho de Melanie, Peregrina as guia até o deserto a procura de tio Jeb, o tio de Melanie que lidera um grupo de humanos nas cavernas. Onde Jared e Jamie devem estar. Quase morrendo pela desidratação e fugindo da Buscadora, Peregrina é resgatada e quase morta quando a reconhecem coma uma das almas. Uma vez já na caverna com os outros, precisa lidar com a presença daqueles que odeiam sua raça, e daqueles que possuem curiosidade sobre Melanie ainda poder existir. E assim, Peregrina conhece Ian, irmão de Kyle. Ian é um dos poucos que a compreende, que consegue imaginar como uma alma deve se sentir em um corpo dividido entre a verdadeira dona e ela, a intrusa. E querendo ou não, Peregrina é uma alma boa e que não deseja (e nem consegue) fazer mal a ninguém ali. Seu objetivo era apenas voltar para Jared, por quem também se apaixonara, e para Jamie, o irmãozinho que passou a gostar dela como alma também. 

"O nome dela é Peg, é não coisa ou troço. Você não vai tocar nela. Qualquer marca que deixar nela, vou fazer em dobro nessa sua pele inútil." - Ian para Jared

    Agora entre Jared e Ian, Peregrina vê que seu corpo, Melanie, deseja Jared, mas quem ela ama é Ian. E mesmo não suportando a ideia de deixá-los para trás - já que com os meses ela passou a ser amiga de todos, praticamente -, Peg se vê na escolha de viver para sempre como Melanie ou morrer para que nunca mais possa hospedar outro corpo e Mel possa voltar para os que ela ama. 

    Esse é um livro realmente muito extenso, o maior que já li, então é claro que eu gostaria de falar sobre várias outras coisas nessa resenha, mas isso tornaria a resenha tão extensa quanto, então vou tentar resumir. 
    A história é mesmo fascinante. Nos faz olhar as coisas por ângulos diferentes: ora como os colonizados, ora como os colonizadores, ora como Peg, ora como Melanie. Isso torna tudo muito interessante, pois são pontos de vistas distintos que valem de igual para igual naquele contexto, então fica difícil escolher um lado. Isso tudo se torna ainda mais curioso quando você passa a gostar realmente da Peregrina, ela é uma alma muito boa e gentil, que se preocupa com todos e que dificilmente pensa nela. Então você sente pena por sua situação, ao mesmo tempo que acha injusto para Melanie também. A relação de amor e ódio das duas é super cativante. 
     Os demais personagens também são muito bem desenvolvidos, uma das coisas boas em livros grandes, pois se obtém muitos detalhes deixando a história mais palpável e crível. Jared é um homem de personalidade sem igual, você consegue vê-lo em sua mente direitinho, enquanto se apaixona pelo super protetor Ian, que foi meu team nesse livro. Você se conecta com a história. 
    Agora, é claro, para quem não está acostumado a livros de quinhentas páginas (como eu), vai sentir uma diferença gritante. A trama demora ganhar forma, as cenas relatando dias e mais dias da Peg na caverna cansam, tem que ter paciência para esperar alguma coisa acontecer. Mas faz sentido dada as situações dela naquele momento. Ainda assim, é muito desgastante. Quando começa realmente a ganhar movimento é ótimo, você ri, sente pena, se preocupa... tudo numa crescente que você esperava algumas páginas atrás. 
     Resumindo: o livro é bom, história cativante e que nos faz pensar, só que precisa ser lido com muita paciência e determinação. Os personagens são ótimos, e a Peg é incrível. Tirando isso, vamos falar do filme rapidamente agora... 
    Assisti o filme de novo, depois que li o livro, e senti falta de muitas cenas marcantes no livro. Cenas engraçadas que fariam a diferença, e mais detalhes em outras. Na verdade o filme até que foi bem fiel ao livro, já que era enorme foi preciso mesmo cortar muita coisa, mas alteraram alguns personagens e isso não achei legal com a história. Um exemplo é que no filme o Aaron e o Brandt morrem e no livro não. No livro o Kyle aparece com uma namorada antiga e no filme nem sinal dela. Mas vamos relevar... 
      Bom gente, a resenha ficou enorme mesmo assim, né? hahaa' Enfim, um dia quem sabe faço um vídeo falando melhor da trama para vocês, muita coisa ainda ficou no ar aí. Comentem se já leram ou pretendem, e o que acharam do filme, caso assistiram. Até a próxima! :)

Minha nota: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário