quinta-feira, 14 de setembro de 2017

#Top3 Livros que inspiram


   Hey galerinha! Tudo bem com vocês?
  A Bienal acabou, a saudade chegou e o que nos resta agora é esperar por 2018, né?! Mas para falar rapidinho sobre, adorei a experiência desse ano! Foi maravilhoso participar de uma roda de conversa na Bienal, ver meu Shine Moon no estande da Multifoco e conhecer pessoas super bacanas dispostas a se aventurar pelos meus trabalhos! Obrigada pelo carinho, pessoal! E até os próximos eventos! A gente se vê :)
   Pronto, agora que comecei a abrir meu coração, vamos mais fundo? Separei três livros que me inspiram em minha jornada, o que é uma pergunta recorrente em alguns eventos e que vale a pena fazer um post sobre! 
   Sempre tem aquele livro que, quando terminamos, nos da aquela vontade maluca de começar a rascunhar alguma coisa, não é? Te da uma carga bônus de energia, vem criatividade sabe-se lá de onde, pois as mensagens naquele exemplar te deixou animado (a) a fazer algo ganhar vida! Então, é desse tipo de livro que estou falando! Os que quando leio um trechinho, me faz ficar olhando para a página e pensando: "realmente, esse cara sabe do que está falando". Ficou curioso (a)? Vem ver!


     Claro que eu poderia citar vários livros aqui, histórias que me tocam de um jeito particular, que me fazem abrir os olhos para um ponto de vista diferente e querer fazer/escrever diferente também. Mas não estou falando de livros de ficção (romance, etc), estou falando de livros mais abertos mesmo, de alguma forma até mesmo técnicos, mas prefiro o termo: "inspiradores". Livro-manual não se enquadra aqui (o próprio autor diz), pois um escritor dando dicas para outros escritores nada mais é do que uma conversa de: "vamos ver se o que serve para mim também pode servir para você". Como diz o King:

"Você não precisa de cursos ou seminários de escrita mais do que precisa deste livro ou de qualquer outro sobre o assunto. [...] Aprendemos mais lendo muito e escrevendo muito, e as lições mais valiosas são aquelas que ensinamos a nós mesmos." (Sobre a escrita, pg 201/202)

     Sobre a escrita, do Stephen King, é um dos meus livros favoritos na minha estante. Esse livro é fantástico para conhecer como a vida de um autor influencia totalmente no seu modo de ver/ler/escrever o mundo. King tem uma habilidade incrível de nos dizer ao seu modo direto e simples, profundo e humorado, pequenos detalhes sobre o universo da escrita. É o primeiro que indico quando me perguntam.

Sinopse:
"Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes."
"A vida as vezes é dura. As coisas dão errado, na vida e no amor e nos negócios e nas amizades e em todos os outros aspectos que podem dar errado. Quando as coisas ficarem complicadas, é assim que você deve agir: Faça boa arte." (Erros fantásticos, Neil Gaiman)


Erros Fantásticos é um livro pequeno da Intrínseca, sem numeração de páginas e todo decorado, lindo, inspirado no discurso "Faça boa arte" que Neil Gaiman fez para uma turma de formandos na University of the Arts, em 2012. E é fantástico pelo modo como ele nos faz enxergar a arte em tudo na vida, até nos piores momentos, encorajando aqueles artistas - e a nós! - a não desistirem, mesmo com tantas dificuldades que os artistas (de qualquer área) passam. Assista ao vídeo também, clicando aqui. Vai me dizer que não é inspirador?!


"Escreva o livro que você quer ler." (pg 50)

Roube como um artista é ideal não só para quem escreve ou quer escrever. Se você planeja ter algum tipo de projeto, seja num blog, canal, etc, essas 10 dicas sobre criatividade ajudam bastante a ter uma ideia em que chão pisar. Também decorado e cheio de esqueminhas bacanas para quem decidir seguir as ideias, o livro de Austin Kleon é outro exemplar que eu indico se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre inspiração.

Sinopse:
"Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico."
    Quando houver bloqueio criativo, é bom dar uma olhada neles, pode ser que te ajude. Quando você quer muito escrever e não consegue encontrar a voz certa, da uma lida. Mas é aquilo, o que serve para um pode não servir para outro. Não quero dizer que são os livros que carrego como base para minha escrita - até porque, cada autor com o tempo cria seu próprio método que pode ou não ser parecido com o de outros, talvez seja um pouquinho de vários -, estou falando aqui de livros que eu sugiro uma leitura caso você esteja procurando algo do tipo. 
     A ideia de livros assim, dinâmicos e criativos, pode funcionar. Não é uma aula de "como se tornar um escritor" - inclusive, isso não se aprende assim. Livros como esses te fazem pensar sobre a arte de escrever e é assim que se aprende: lendo e escrevendo, fazendo arte
  Espero que tenham gostado de conhecer esses livros, me digam se já leram/conheciam, ou outros que também são legais sobre a escrita. Deixe sua sugestão para temas de posts, é sempre bom ler o que vocês querem saber e ajuda o blog. Até a próxima! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário