terça-feira, 3 de abril de 2018

#CineExpectativa: Jogador Nº 1


    Oi, tudo bem? 
    Que tal uma dica de filme? Vamos á mais um Cine Expectativa com uma adaptação que está em cartaz! 
    Já viu? Quer ver? Do premiado Steven Spielberg, Jogador Nº 1 chegou aos cinemas cheio de referências e vamos falar um pouquinho delas aqui! 



   Inspirado no livro publicado em 2011 pelo autor Ernest Cline (que esteve por trás do roteiro do filme junto com Zak Penn), Jogador Nº 1 conta que em 2045 há um mundo distópico regido pela fome e o desemprego ao mesmo tempo em que há a enorme busca pela satisfação no universo virtual do OASIS. Milhares de pessoas passam seus dias conectados ao jogo de Halliday (Mark Rylance), transformando a realidade numa procura incessante por moedas e atualizações de avatares. Após a morte do criador do sistema surge a missão de se encontrar as três pistas que Halliday deixou dentro do jogo, com elas o vencedor ganharia controle total sobre o sistema virtual no mundo real. Em meio a isso está o órfão Wade Watts (Tye Sheridan) e seus amigos virtuais, que nunca foram apresentados fora de OASIS. 
  O filme é uma aventura fantástica futurista que nos transporta com facilidade para OASIS junto com os personagens, que narram a história em sua versão real e como avatar - quando estão jogando. As imagens gráficas do jogo criado pelo falecido Halliday impressionam, dando vida aos seus jogadores quando logados ao OASIS.  


     O jogo também representa muito bem o quanto o mundo virtual pode nos afetar na realidade, mostrando como as pessoas ficam entregues á suas vidas online e prejudicam, por exemplo, sua estabilidade financeira e relações pessoais quando não encarnam mais seu avatar e precisam lidar com o real.
    Toda a referência á cultura pop e assuntos nerds enriqueceram o longa, onde pequenos trechos ou características de filmes, animes, músicas e personagens já conhecidos da década de 80, fazem parte do quebra-cabeça a qual Wade, Samantha (Olivia Cooke) e os demais jogadores de OASIS precisam interpretar para concluir a missão principal do jogo. As cenas referente ao O Iluminado, de Stephen King, trouxeram as gêmeas sinistras; Parzival usa o carro DeLorean da trilogia De volta para o futuro; temos a participação do Tiranossauro Rex (Jurassic Park) e do King Kong na pista de corrida, como obstáculos; além de ter muitas referências a outros jogos eletrônicos... É, com certeza, um prato cheio para os nerds (o que não é o meu caso hahaha')

   Nem toda referência eu consegui pegar, também não conhecia o livro, mas esse é um filme para se ver de novo para captar todos os detalhes. Ainda assim, o enredo é atrativo e as cenas conquistam, deixando tudo amarradinho ao humor e romance da história - levando em conta que no livro Wade tem dezessete anos. Ah, e como sou fã de música antiga (não me julguem, vão escutar também! hahaha'), é muito interessante essa ideia de mesclar uma adaptação futurista com trilha sonora dos anos oitenta!
   Não sou expert para falar de filmes de forma crítica e nem conheço totalmente o trabalho do Spielberg, sou apenas mais uma pessoa que foi assistir a uma adaptação nesse último fim de semana e achou bacana comentar sobre, ok? Mas e vocês? Gostaram do filme ou estão animados para ver? Assista ao trailer, comente o que achou do post e até a próxima!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário