terça-feira, 17 de abril de 2018

#CineExpectativa: Um lugar silencioso


     Hey, galerinha! Tudo bem?
    Estreou dia 5 de abril, aqui no Brasil, o filme Um lugar silencioso, e apesar de ser um filme (dito como) de terror psicológico (gênero que costumo fugir!) fui conferir pela sinopse ter me deixado curiosa. E você, curte filmes nesse estilo? Vem comigo conhecer um pouco mais da história e o que eu achei dela!


     Sinopse:

Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

     O som. O silêncio. Como sobreviver quando você mal consegue se comunicar? A linguagem. São pontos cruciais no longa de 90 minutos com a direção de John Krasinski. 
    No elenco principal, compondo a família que é o foco de todo o enredo, estão o casal (dentro e fora da ficção) interpretados por John e Emily Blunt, o filho vivido por Noah Jupe e a filha mais velha sendo a atriz Millicent Simmonds. 


     O suspense que nos prende na história é criado pelos desafios de se ter uma família num ambiente onde um único som - alto o bastante para chamar a atenção de uma criatura - pode levar a morte de uma pessoa querida. O dilema dos pais, em cuidar dos filhos versus o dilema dos filhos, em cuidar de si mesmos e de ajudar os pais, é posto a prova a todo instante.
     Cada elemento é importante para a apreensão do enredo, já que  boa parte do filme é mudo, chamando a atenção para os gestos e posicionamentos em cena. A soma de detalhes como a música no fone de ouvido ou o zumbido do aparelho auditivo fazem toda a diferença na experiência de quem assiste, levando em conta que o indicado é assistir num lugar que esteja o mais silencioso possível.
  O fato de um dos personagens ser surdo, a menina mais velha do casal (a atriz muda Millicent), é outra característica forte na história - que traz a ideia de como o ser humano precisa se comunicar e o quanto isso pode ser perigoso, com seus desafios.
    Assim, quem assiste se pega atormentado pelas ações dos personagens, levado de modo muito natural á pele de cada um em cena e achando que terminou muito rápido quando de repente as luzes se acendem na sala do cinema. 


    É um filme que me deixou nervosa assistindo, as sequências são muito boas e o clima tenso é muito bem construído, sem contar com as atuações - que arrasaram! O que falar da cena da mãe desde que a bolsa estourou? (Não queria dar spoiler, mas foi a parte que mais me impressionou, gente!) Com certeza foi um filme que ultrapassou minhas expectativas, apesar de eu me perguntar em certos momentos se foram furos ou não... Ainda assim, é um filme cheio de suspense e que vale a pena ser visto!
      Então foi isso galerinha, espero que tenham gostado das minhas impressões de Um lugar silencioso, comentem se gostaram e/ou se já assistiram e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário