quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Adaptações que eu ainda não vi e nem li


     Oi gente! Como estão?
    O post de hoje é sobre um tema bem comum na vida de leitor: sempre tem aquele livro que foi adaptado e todo mundo leu/viu, mas você não, certo? Então, resolvi falar um pouquinho dos que estão na minha lista dos "fora da lista" hahaa' ;)



* A menina que roubava livros



Eu tenho este livro. Acho tudo sobre ele muito interessante, desde a parte histórica à ideia de ser a morte narrando. Claro que a menção aos livros torna tudo ainda mais convidativo, e adoro a edição. Teve uma época em que todo mundo comentava sobre o livro e, consequentemente, do filme. Mas um fato sobre mim: não sou fã de drama, e descobri que a história tem uma parcela de drama. Não assisti ao filme até hoje, mas, também, pois acabei empacada na leitura (que não achei muito fluída). Uma pena, tenho quase certeza de que é uma ótima história, talvez eu ainda não esteja preparada para ela.




*Cidades de papel


O único livro do John Green que eu li foi A culpa é das estrelas. E claro que fui flechada pelo drama e chorei horrores vendo o filme (que tive que conferir pelo Gus ser interpretado pelo Ansel!!!). Peguei trauma? Talvez. Mesmo gostando da história de ACEDE, acredito que esse gênero realmente não é meu forte. E um spoiler de Cidades de papel me fez não ter curiosidade em ler/assistir, além dos comentários não tao bons quanto à adaptação. E provavelmente será a mesma coisa com Quem é você Alasca.



*O orfanato da Senhorita Peregrine para crianças peculiares


Eu tenho o primeiro volume, o único que li até agora, e gostei bastante (resenha aqui). Ainda não terminei a trilogia, talvez, por preguiça (preciso comprar o segundo, curiosamente já tenho o terceiro hahah'). Com o filme é a mesma coisa, além do medo em ver o que fizeram com a história. Eu gosto da aura mística e até certo ponto dark que tem na história, e tenho  medo de achar a adaptação infantil demais e mudar essa minha percepção do livro. Então, por enquanto, ainda não assisti. Quem sabe depois que eu enfim terminar de ler a trilogia? 



    É claro, o ideal é lembrarmos que adaptações são adaptações, e que deveríamos ver como produções a parte dos livros, mas, como leitores, nós acabamos sendo um pouco mais exigentes, não é? Eu, particularmente, tenho medo de ver um filme de um livro que gostei muito, depois. Normalmente eu assisto o filme primeiro, pois lendo por último eu consigo fixar melhor apenas a ideia do livro - se eu quiser esquecer o filme. É isso que costumo indicar, também.
    São poucos os filmes em que gosto de ambos os casos, apesar dos pesares da adaptação. Isso acontece com Percy Jackson, onde mesmo cheio de "erros", o elenco conseguiu me prender e me divertir. Também com Cidade dos Ossos (TMI), onde eu pude ver os personagens que eu me identifiquei, ali. E com ambos, aconteceu de eu conhecer primeiro o filme para depois ir atrás dos livros. Não me arrependo, mas, também, realmente não sou muito crítica quando o assunto é cinema - ainda assim, como "gostar" do Cronos de Mar de Monstros, por exemplo??? São termos técnicos que desanimam muito para nos manterem ligados na tela do cinema, tv ou computador.
    Agora, já que o assunto são adaptações, as minhas favoritas continuam sendo HP e Jogos Vorazes, não só pela adaptação em si (pois é lógico que também tem falhas), mas pela produção refinada, não é a toa, que com tantos fãs.
    E você, quais suas adaptações favoritas? Quais odeia? Quais também tem receio de perder seu tempo assistindo? Comenta aí e até a próxima! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário