sábado, 4 de agosto de 2018

[Resenha] Warcross - Marie Lu


   Hey, gente! Ótimo sábado!
  Tem um tempinho que não trago resenhas, triste saber que não ando lendo tanto quanto eu queria, mas, aqui estou com resenha de um livro da Marie Lu, mesma autora da trilogia Legend! Se você gosta de tecnologia, jogos eletrônicos, e aquele livro que da uma reviravolta na sua cabeça, conheça a história de Emika!

"Neste eletrizante thriller de ficção científica, Emika Chen é uma hacker de 18 anos com uma vida financeira difícil. Num golpe de sorte do destino, ela se torna milionária ao ser contratada pelo criador do Warcross, um jogo de realidade virtual que virou febre em todo o mundo, para evitar um ataque em massa que estaria sendo planejado contra a plataforma – e seus milhões de usuários – durante a cerimônia de encerramento de um grande campeonato.
Mas a garota logo conhece o lado sombrio do sucesso, à medida que a final se aproxima e pistas ameaçadoras começam a surgir. De onde partirá o ataque ao maior fenômeno da tecnologia mundial? Imersa no universo do Warcross, Emika descobre que escolher em quem confiar pode ser o jogo mais arriscado de todos."
Título original: Warcross
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 320


Resenha:

     Como começar essa resenha? Warcross com certeza não é o tipo de livro a qual estou acostumada. Primeiro: a realidade virtual toma conta de boa parte da história. Se você ama games, é nerd ou pelo menos curte uma boa dose de uso da imaginação, é o livro certo. Com vários termos e citações técnicas que Emika, como boa hacker e jogadora de Warcross é, o livro se torna quase um verdadeiro jogo online. Talvez essa tenha sido minha maior dificuldade na leitura (já que não sou especialista quando o assunto é vídeo-game), pois grande parte do desenrolar da trama depende do que Emika e os demais jogadores do famoso campeonato virtual fazem quando estão logados. Assim, é preciso se manter atento aos passos de seus avatares e se lembrar que enquanto aquelas partidas acontecem, seus donos estão em um "lugar seguro" usando as lentes da Henka Games.
   Segundo: sabe aquele livro onde não podemos confiar em ninguém? Então. De repente todo mundo se torna suspeito e ficamos com o coração na mão quando algum personagem nos cativa. Emika precisa tomar cuidado desde que aceitou trabalhar para Hideo Tanaka na busca de quem estaria invadindo o sistema de Warcross, e a caçadora de recompensas não desiste até que junte todas as peças do quebra-cabeça, mesmo com sua vida em risco. Afinal, ela passou a ser quem ela menos esperava, uma menina de dezoito anos na capa de revistas e frequentando o mesmo lugar que os jogados mais famosos do mundo, que ela tanto admirava.


"Algumas pessoas podem dizer que Warcross é só um jogo idiota. Outros dizem que é uma revolução. Mas para mim e milhões de outros, é o único jeito seguro de esquecer nossos problemas."

     Apesar de toda a realidade virtual, que é muito criativa - as descrições da Marie Lu nos levam para os jogos junto com a Phoenix Riders e você fica com vontade de ter um inventário com aqueles pop-ups! -, o ambiente real ao redor de Emika é muito bem descrito. De Nova York ela precisa se deslocar à Tóquio, depois que aceita o misterioso trabalho que pode salvar sua vida das dívidas. Aliás, toda sua história antes disso é sempre citada pela personagem, que sente falta do pai falecido, lembrado em vários momentos importantes em sua nova missão.
       E o que falar de Hideo Tanaka? O que o jovem mais famoso do mundo, criador do Warcross, tem de talentoso, tem de lindo! É preciso se segurar para não surtar com os flertes... ah, o romance de Marie Lu, sempre bem construído!


"—Se quer me ajudar — digo enquanto afundo na água —, você sempre pode oferecer apoio moral.
—Apoio moral. — Ele se vira para me olhar, o sorriso ficando brincalhão. — E de que tipo de apoio moral você gostaria?
—Não sei. Palavras encorajadoras?
Hideo ergue a sobrancelha para mim, achando graça.
—Muito bem. — Ele dá um passo para mais perto. — Estou fazendo contato porque sinto falta 
de ter notícias suas — diz ele. —Isso ajuda?"

        Mas acho que a parte mais importante do livro, a mensagem por trás disso tudo, só vem lá no finalzinho - o que não posso esmiuçar aqui por ser spoiler, claro. O que tenho a dizer, porém, é que tem toda uma reflexão sobre as mídias em nossa vida, o poder da internet e da modernidade, assim como da ilusão que a realidade virtual pode fazer pensar ser uma vida perfeita. Marie Lu tocou em pontos cruciais para que todo o jogo por trás do jogo (sim, você leu certo) fizesse sentido e tocasse nosso coração. Acredite, você vai sofrer um pouquinho. Mas se não sofrer, não é livro da Marie Lu! hahaha'


"É fácil demais se perder em uma ilusão."

         Então, já leram Warcross? Deixei você curioso (a)? Comente se já leu alum livro da Marie Lu e vamos surtar juntos! O próximo livro da duologia (Wildcard) tem lançamento previsto para setembro deste ano na versão americana, nos resta aguardar para ver o desfecho da história de Emika Chen! Até a próxima!

Minha nota:



Nenhum comentário:

Postar um comentário