terça-feira, 25 de setembro de 2018

#CineExpectativa: Alfa


    Oi gente, tudo bem?
    Quinta-feira passada acabou não saindo post aqui, ando enrolada e sem tempo, ainda assim estou tentando evitar ao máximo que isso aconteça! 
    Bem, mas vamos ao que interessa... hoje resolvi comentar um pouco sobre o filme Alfa, que assisti no primeiro fim de semana após a estreia, mas só pude trazer agora para vocês. O filme ainda está em cartaz, então vem saber um pouquinho mais, comigo!



     Eu tinha visto uma chamada do filme na tv, mas não cheguei a assistir o trailer inteiro. De qualquer modo, essa ambientação de um tempo remoto me ganha fácil, só em ver o cenário e a exploração de uma cultura distinta da nossa, faz com que eu ache interessante o bastante para querer assistir, na maioria das vezes. Porém, o filme não foi tudo que eu esperava, não... 

Sinopse:
"Há 20.000 anos, em plena Era do Gelo, um jovem foi ferido durante uma caçada e seus companheiros partiram, pensando que ele estava morto. O jovem acorda e encontra um lobo que foi abandonado. O homem e o lobo tentam sobreviver juntos."

     A sinopse conta muito. Depois de dado como morto, Keda (Kodi Smit-McPhee) faz de tudo para conseguir voltar para casa e reencontrar seus pais, mas para isso sua força é refletida na presença de Alfa, o lobo que ele mesmo nomeou na jornada - que de inimigo passou a amigo.
    Essa aproximação com a natureza e o mundo animal dão o quê de espírito idealizado ao protagonista, que nos mostra essa relação de amizade que os mantém vivos no caminho quase como uma ligação materna e pura em um ambiente hostil. 


    O filme não traz muitas surpresas, com cenas em que podemos até adivinhar o que vai acontecer a seguir (situações que, inclusive, se repetem). Os primeiros minutos conseguem nos prender com toda a narrativa da viagem do grupo de Keda e seu pai, a cena do penhasco e a fuga dos lobos. Dali em diante, na minha opinião, o enredo peca pela exclusividade no jovem e o lobo. É bacana acompanhar o envolvimento deles no decorrer do tempo, mas o foco fica quase que cem por cento neles dois, o que torna a história lenta e pouco atrativa em certos momentos em que esperamos algo mais inusitado. 
      É uma direção de Albert Hughes, com duração de uma hora e trinta e seis minutos. As paisagens de fundo sem dúvidas são muito bonitas, achei a fotografia muito boa (só não posso me estender por não ser a melhor pessoa para criticar com tão profundidade um longa). Mesmo assim, destaco que cenas muito boas, como a de Keda debaixo do gelo, com Alfa por cima tentando ajudá-lo, tornam a experiência de assistir bem incrível, apesar do claro uso de computação gráfica. Os diálogos são poucos e rasos, também, ao meu ver pelo enfoque no visual e não na linguagem em si, mas isso torna a filme como se fosse um recorte da história completa - que não nos apresentaram. Portanto, se prepare para ver apenas uma jornada de volta para casa, sem nada muito elaborado no caminho, apesar de uma surpresinha no final... 
      Enfim, recomendo? Sim, pela cenografia e contexto de amizade entre o homem e seu animal, mas não espere um filme épico com batalhas que testem de fato o herói. Assista ao trailer:


    Lembrando que esta é minha opinião, mas e você, assistiu? Gostou? Comente o que achou do post e até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário