terça-feira, 27 de novembro de 2018

Sagas ou trilogias?


     Oi gente!
    O post de hoje é só um bate-papo sobre esses dois modelos que agradam muitos leitores: sagas e trilogias. Qual sua preferência? Quais suas favoritas? Vamos conversar também sobre o ponto de vista do autor! Mini desabafo sobre minha experiência com sequências assim. Vem comigo?

Foto:  Tumblr

      Esses dias estava conversando com um amigo autor sobre isso. Olhando minha estante e minha interminável lista de desejados no Skoob, resolvi comentar um pouquinho aqui sobre livros divididos em três ou mais de três volumes. E olha que são muitos!
    Eu acho curioso que minha imersão no mundo da literatura começou, de fato, graças à grandes sagas. É de se esperar que leitores iniciantes procurem pelos livros menores, certo? Errado. Tem muita gente que se encanta pela vontade de ler um volume de mais de trezentas páginas, só pelo desafio. E depois não tem volta! Já é um leitor voraz.
     Comecei lendo a saga Crepúsculo, Os Imortais, Harry Potter, Instrumentos Mortais, Percy Jackson (não lembro se realmente nessa ordem)... E é aquilo: acabando um livro você corre para o próximo! 
    E então veio a onda de Divergente e Jogos Vorazes, e caí na armadilha das trilogias também. 
      Ambas, na verdade, viraram febres. Assim como o final de HP dividido em duas partes influenciou muitos filmes a terem Parte Um e Parte Dois nas telonas, muitas sagas e trilogias passaram a surgir - e muitas, a fazer sucesso - no meio literário. Hoje em dia as séries de TV também influenciam bastante o que se é produzido.
     Mas o ponto que eu queria chegar é: é produtivo? Tanto para autores, quanto para leitores? 

Foto: Books Defenders

    Shine Moon, meu primeiro livro, seria uma série de cinco volumes. Depois eu tive a brilhante ideia de reduzir para uma trilogia. Escrevo desde 2010 e desde então minha sequência não está pronta. 
   É claro, aqui envolve vários fatores, como: adolescência, experiência no mercado literário, fase adulta, faculdade... etc. Ainda assim, acima de tudo, eu vejo como um grande vilão no meu processo de escrita (e mais para frente vocês entenderão que também na leitura) a questão de permanecer muito tempo num universo só. (Gente, vocês não imaginam como é desgastante - mesmo amando fazer isso!)
      Para autor iniciante, criar enredos muito extensos não é uma boa se você não tem um plano de segurança no meio editorial - e com isso eu digo agente literário, editora grande por trás, dinheiro e leitores assíduos (tendo um desses ja ajuda muito!). É estressante a construção de um universo que exige mais de um volume se você não se dedica inteiramente à ele - e se dedicar também é estressante, não tem jeito. É preciso projetos menores para conseguir um suspiro de vez em quando, nada de pressa. E é assim que venho construindo Shine Moon. Mas com Renegados, por exemplo, eu praticamente respirei distopia por mais de dois anos; não vejo a hora de relaxar, foi puxado!
    Coloquei como meta, pelo menos nessa fase da minha vida, tentar lidar mais com livros únicos, pois sinto a necessidade de experimentar outros gêneros e esse parece ser o melhor caminho. Infelizmente ainda não posso viver da escrita, onde me manter em sagas e crossovers seria maravilhoso, pois é incrível ver o que criamos dando brechas para mais e mais desdobramentos. Quem sabe um dia. 
       Acredito que esse tipo de produção também é muito em vista de continuar lucrando com o que deu certo, pois é claro, tem histórias que não pedem mais nenhum novo enredo e  lá está o autor querendo mexer no que já está terminado. E é aí que entramos num lado sombrio que percebo, quanto leitora...
     Confesso estar preguiçosa. Não para ler, mas para querer acompanhar sequências. Não tenho mais a energia de quando eu tinha a tarde toda, depois da escola, para devorar um livro inteiro num dia! Quando se trata de crossovers, então, venho notando que só leio a primeira sequência e abandono o barco. Como assim? Ah, eu tenho tantos outros livros para ler! Chega a ser injusto, mesmo adorando aquele mundo. 
      Logo, não gosto de perder muito tempo num lugar só nem escrevendo, nem lendo. Será que só eu penso assim? Não, né?
       Deixe seu comentário! O que você acha sobre ler sequências enormes? Gosta de livros únicos? Quero saber! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário