terça-feira, 20 de novembro de 2018

Saiba como foi a SLN 2ª edição!


    Hey gente! Tudo bem com vocês?
   Como sabem, o blog foi parceiro do evento que aconteceu neste último domingo na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, a Semana do Livro Nacional - Baixada. E como fizemos no ano passado, venha saber um pouquinho do que rolou nessa tarde de muita literatura. Assim, se não conheceu o projeto antes, vai saber porque não pode deixar de conferir a próxima edição!


      Organizado pela União Literária em parceria com a idealizadora Josy Stoque, a SLN garantiu um domingo de bate-papos incríveis entre autores, blogueiros, editores, leitores e booktubers. Sim, a Biblioteca Cial Brito recebeu mais de vinte autores, além dos mediadores (eu, Thaís, tive a alegria de mediar a roda de conversa de abertura) e convidados. Editoras e marcas parceiras fizeram com que o evento também sorteasse, como de costume, livros incríveis, e os amantes de marcadores não perderam a chance de aumentar sua coleção. 
 
Mediação minha (a-ha!) com os autores:
Raphael Moozer, Marcus J Trindade,
Claudia Miqueloti e Aurélio Simões
   O primeiro bate-papo teve o tema "Desafios e oportunidades para a literatura na Baixada", onde conversamos sobre a produção de eventos literários e as dificuldades desde o processo criativo até a venda dos livros. Outro tema, com mediação da booktuber Kelly Cominoti, foi "As livrarias morreram?", tratando da situação atual das livrarias, supondo possíveis causas e consequências que vem preocupando muita gente. Uma mesa muito esperada foi "Alta literatura e baixa literatura", que o Bruno Luiz Silva mediou, levantando muitas visões sobre como existe uma questão de hierarquia nessa separação. "A voz importante e necessária dos Young Adults" foi outro tema que envolveu os leitores presentes, falando sobre a construção dos enredos dos queridos YA's, com mediação também do Bruno. 

Mediação pela Dresa Guerra com as autoras
Daniele Viegas Martins, Mari Mooni e Josy Stoque
    A autora e organizadora do evento, Dresa Guerra, mediou a roda de conversa "Cinquenta tons de verde e amarelo: o fenômeno hot", tratando um pouco sobre esse gênero que vem ganhando muitos leitores. "Ato final: suspense e terror na Baixada" ficou por conta do mediador Marlon Souza, discutindo sobre a produção de terror e a leitura singular desse gênero. 

Mediação de Marlon Souza com os autores:
Hedjan Vanessa Nunes e Vitto Graziano
   Foi fácil notar, como na primeira edição, a paixão de todos os presentes, curtindo cada momento ao falarmos da nossa literatura nacional - e reafirmando como é importante falarmos dela. Ainda mais hoje em dia, em nosso país. A conhecida frase que diz que um país se faz com homens e livros, não mente. 
    O "corpo a corpo", como dito pela Josy Stoque na abertura do evento, entre autores e leitores, é fundamental e foi fundamental neste domingo, deixando todo mundo muito à vontade. É sempre incrível ver esse envolvimento e como isso nos motiva a continuar persistindo na profissão de escritor, mesmo que muitas vezes desvalorizada e cheia de empecilhos no caminho. Mas quando se trata de sonhos, nunca devemos parar de lutar e de lembrar que nossa luta também é inspiração para outros. E que, assim, nossa literatura, principalmente a produzida por autores da Baixada Fluminense, resiste. 
  Também é óbvio falar que eventos assim não podem deixar de serem produzidos, garantindo a valorização do trabalho dos autores locais e levando literatura para pessoas que podem nunca ter tido acesso à um evento assim. Que venha a próxima edição!

    Se quiserem conferir a introdução do evento e o primeiro debate, acessem o blog Suscetíveis a amar, do autor Marcus J. Trindade, um dos autores deste bate-papo. Vale a pena!
    Bom gente, é isso. Obrigada mais uma vez, Dresa, Bruno e Josy, pela oportunidade de mediar no evento e de estar presente nessa festa! Parabéns a todos os envolvidos.
     E você, o que achou? Saiba mais sobre o projeto e quem está por trás dele acessando a página no Facebook. Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário