sábado, 12 de janeiro de 2019

[Resenha] O lado mais sombrio - A. C. Howard


Primeira resenha de 2019!
Que tal anotar mais essa dica de leitura? Para quem é amante de fantasia, principalmente dos famosos contos de fadas, não pode deixar de ler O lado mais sombrio, primeiro volume de uma trilogia inspirada na história de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

"Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.
Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer.
Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa..."
Título original:
Autora: A. C. Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368

Resenha:

"Bem-vindos ao verdadeiro País das Maravilhas..."

O livro começa num tom muito diferente do que a gente imagina, nada de coisas fofas ou aquele clima de história de criança. Alyssa pega insetos mortos para criar seus quadros, uma arte peculiar que a ajuda a controlar a tagarelice da natureza em seu ouvido - uma espécie de "dom". Gostei bastante do ar sombrio da história, é surpreendentemente como combina com o universo louco de Alice a qual a família de Alyssa faz parte a gerações. Mais um ponto para a trilogia: essa mistura com a história da verdadeira Alice nos envolve ainda mais na trama, tornando a loucura algo terrivelmente real. Tanto que assusta a protagonista, que tem medo de ter o mesmo futuro das mulheres de sua família.

"Ele é uma contradição: Magia contida pronta para entrar em ação, gentileza em guerra com a severidade,uma língua tão afiada quanto a ponta de um chicote, mas a pele tão macia que a sensação é a de que ele está envolvido em nuvens" (Alyssa sobre Morfeu)

Para salvar a mãe, e de que quebra a própria vida, a menina decide entrar na "toca do coelho", que seria a entrada para o verdadeiro País das Maravilhas. Em busca de quebrar tal "maldição", ela precisa reencontrar o rapaz dos "olhos de tinta", o dono da voz que virou seu guia na aventura. Aventura que acabou não entrando sozinha, levando Jeb, seu melhor amigo - por quem ela é apaixonada. 
Mais velho do que ela, superprotetor, tudo para levar o coração de Alyssa a bater mais forte... mas e onde fica a parte de se entregar a novas experiências? Com Morfeu. Entre plantas falantes, criaturas estranhas e mistérios que envolvem a família e destino de Alyssa, está Morfeu - ou, para os íntimos, a mariposa. Um personagem chave na história da verdadeira Alice, logo, também extremamente importante para Alyssa, por mais que ela ainda não se dê conta disso na maior parte do tempo. Quanto mais perto de Morfeu, mais Alyssa se parece com ele e deseja isso. Mas e Jeb? E tudo o que eles sentem um pelo outro, há anos? 

"Você chora por ele, mas sangra por mim. Deve-se perguntar qual é o mais poderoso. Mais comprometedor. Suponho que um dia saberemos" (Morfeu para Alyssa)


O livro é de fácil leitura, apesar da quantidade de páginas, a princípio, assustar. Gostei bastante da escrita da autora, sem contar que o enredo é muito bem pensado, com momentos que fogem do esperado e cheio de referências, é claro, ao livro de Carroll. A edição é leve e maravilhosa para folhear, além de eu também gostar bastante dessa primeira capa (das sequências, nem tanto). O segundo se chama Atrás do espelho e o último, Qualquer outro lugar. Muito em breve novas resenhas aqui!

Mas e você, conhece a trilogia Splintered? Gosta de fantasia? Espero que tenha gostado da resenha e até a próxima!

Minha nota: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário