quinta-feira, 7 de março de 2019

Tag: Mês das mulheres


Março chegou sambando com o Carnaval, mas agora que já passou (não para todos, eu sei...), não podemos nos esquecer que também estamos no mês das mulheres! Amanhã, dia 8/3, comemoramos o Dia Internacional da Mulher e é claro que precisamos refletir cada vez mais sobre o papel e importância de nós, mulheres, em nossa sociedade.

Tantas conquistas já conseguimos, mas tantas coisas ainda precisam melhorar quando se diz respeito às mulheres, não é? A reflexão não fica só para este dia, semana ou mês! Precisamos mostrar nossa força sempre, afinal, estamos no século XXI e já perdemos muito tempo...

Pensando nisso tudo, resolvi trazer uma tag que achei bem bacana para olharmos os diferentes "tipos" de mulheres na literatura. Vamos ver como ficou?


Lembrando que a TAG foi criada pelo blog Queria estar lendo e você também pode fazer, hein! Ou deixe suas respostas aqui nos comentários, vou adorar saber! :)

*Primeiro livro escrito por uma mulher que você tenha lido
Não tenho muitas recordações da minha infância quanto leitora, infelizmente, mas tenho certeza que eu tinha um exemplar de A primavera da lagarta em casa, edição da autora Ruth Rocha. Até hoje é um livro especial para mim por se tratar de como as pessoas nos julgam sem nos conhecer e de como a metamorfose, o amadurecimento, é importantíssimo na vida de qualquer um - seja você uma lagarta ou já uma linda borboleta.


*O seu livro preferido escrito por uma mulher
Está aí uma pergunta difícil, visto que leio mais mulheres do que homens (uma coisa que eu nem havia notado antes de fazer esta tag!). Eu poderia dizer Harry Potter ou Instrumentos Mortais, mas como já está batido, vou inovar com a concepção de que dependendo da fase em que estamos nosso "livro favorito" vai mudando. Pelo menos comigo é assim. E atualmente meu livro favorito é O lado mais sombrio, da autora A. G. Howard. Por me transferir para o universo de Lewis Carroll de modo tão simples e mágico.


*Sua protagonista feminina favorita
Outra difícil, mas tudo bem, eu posso dizer Hermione Granger agora por não ter como esconder por muito tempo que eu adoro o universo de HP numa tag. Mione é inteligente, sempre tem uma resposta para tudo, e no que diz respeito a seguir regras e romance, somos muito parecidas *-*


*Melhor vilã
Aqui eu cito a Drina, de Para Sempre (Alyson Noël). Quer coisa pior do que uma pessoa te perseguindo em todas as suas encarnações para que você não fique com o amor da sua vida? É insuportável esta ideia, então ela vence aqui.


*Melhor sisterhood (amizade feminina)
Não consegui me lembrar de duas amigas, o que é estranho, mas posso indicar Katniss e Prim, duas irmãs, pois a relação delas é o que move The Hunger Games. Literalmente. É aquela amizade, amor, cumplicidade que mexe com o leitor até o fim da história.


*Um livro com protagonista não branca
Um livro que, por sinal, preciso terminar de ler... Olhe para o céu. O comecinho já me deixou com gostinho de quero-mais, mostrando uma menina que vai atrás de seu sonho de ser astronauta e rompe barreiras de preconceito. Você precisa conhecer a história da autora Isabelle Reis. Fica a dica de nacional! 


*Uma personagem feminina que quebra padrões
Escolho America Singer, de A Seleção, por uma frase que marca muito os fãs da série de Kiera Cass: "eu não sou sua querida". Gente, acho incrível uma protagonista que participa de uma competição pela coroa sem realmente se importar com isso e ainda mostra como não vai mudar sua forma de levar a vida por causa de regras de etiquetas. É uma personagem forte e real num conto de fadas distópico, por isso me encanta.


*Se eu fosse uma personagem feminina, eu seria...
Sofia, de Perdida. Passaria por maus bocados? Sim. Mas imagine a oportunidade de viajar no tempo e encontrar um grande amor? É clichê, mas romances de época mexem comigo e por mais que eu só tenha lido o primeiro da série da Carina Rissi, eu me identifico bastante com a Sofia e seria ela, nem que fosse por um dia...


E então, gostaram da tag? Eu adorei! Todos os livros citados foram escritos por mulheres, o que é o mais legal, pois não foi de propósito. 

É claro que tem alguns que ficaram de fora e são tão incríveis quanto. Por exemplo, em "personagem feminina favorita" eu poderia citar a Octavia de The 100 (Kass Morgan), mas preciso confessar que é mais pelo crescimento dela na série de tv do que nos livros (já que só li o primeiro e a história não segue à risca). Se tivesse a opção de "autora internacional que inspira" seria JK, e melhor "autora infantil" eu indicaria Ana Maria Machado. Ah, as mulheres de nossa literatura... E você, já leu estas autoras?

Parabéns para nós, mulheres! <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário