quinta-feira, 9 de maio de 2019

#CineExpectativa: Vingadores - Ultimato


Oi gente! É claro que fui assistir Vingadores e não poderia deixar de comentar aqui no blog sobre essa experiência - de outro mundo, ou melhor, galáxia! É claro, também, que você já deve ter visto dezenas de resenhas sobre. A diferença é que tentarei não dar spoilers, além de relacionar o filme com meus livros. Não entendeu como? Vem comigo!



A expectativa era grande. Gigantesca. E não deixou a desejar, Vingadores - Ultimato realmente foi um dos melhores filmes que eu já assisti, não deixando de ser o que a Marvel prometeu aos fãs dos queridos super heróis que agora dão espaço para outros brilharem. Capitão América, Homem de Ferro e Thor fizeram com que a plateia gritasse na sala do cinema diversas vezes, se despedindo com muita ação, reviravolta, humor e emoção da franquia. Mas não foram só eles que se destacaram, é claro. Vamos por partes.

AÇÃO

O filme, de três horas de duração, começou com pontas se fechando, recapitulando alguns detalhes de Guerra Infinita e demais produções como Homem Formiga e a Vespa. Logo, a ação demora um pouco para dar às caras, mas quando o ritmo do filme aperta, nem nos damos conta de que tantas histórias estão se cruzando para que o desfecho de Vingadores ganhe forma. São muitas cenas mais curtas e afastadas, para os efeitos especiais, mas deixa em equilíbrio por causa da história que vai sendo contada.

CDT: Poltrona VIP

REVIRAVOLTA


Esse tópico eu poderia ter deixado por último, mas vamos lá. O QUE FOI ISSO, MINHA GENTE? (Ok, vou me controlar) Vingadores usou e abusou do tempo para que as joias do infinito não chegassem às mãos de Thanos, deixando com que o elenco se aventurasse em cenas já conhecidas por eles, elevando a magia na experiência do telespectador - ainda mais se for em 3D. 
Quanto mais você assiste, mais pensa que as coisas estão piorando e que nossos heróis não estão conseguindo reverter a situação, que é justamente salvar a metade da população que evaporou com o "estalo" de Thanos. Foi surpreendente acompanhar o desdobramento do enredo, dos personagens, onde muitas vezes eu me via boquiaberta pensando naquela UMA possibilidade alertada pelo Doctor Strange (V:G.I). Nunca fiquei tanto tempo tensa numa sala de cinema.

HUMOR

Estamos falando da Marvel, então estamos falando daquele bom filme para se assistir com a família e garantir piadas inteligentes. A risada é garantida quando temos o Homem Formiga, Rocket, Senhor das Estrelas, Hulk, Iron Man e Thor no mesmo longa. Scott Lang brilhou em cena e mostrou que realmente tamanho não é documento quando se participa de uma batalha épica. Mas a grande jogada do filme foi atrair Thor para esse buraco negro chamado "decadência". (Eu ainda não assisti Thor: Ragnarok, mas acredito que aqui se deu o seu pior momento) 
O deus do trovão está abatido, quase sempre bêbado, procrastinando em boa parte do filme. É até plausível suas motivações, ainda assim, esperava que ele fosse mudando no decorrer da história e... bem, vamos esperar sua volta. O caso é que em batalha Thor foi peça fundamental ao mesmo tempo em que deixou uma incógnita sobre seu futuro. Estamos curiosos!

EMOÇÃO

CDT: Pinterest
Como eu disse, desde o começo desse quarto filme vemos pontas soltas se encontrando e a emoção é grande quando diz respeito a vida de Scott Lang, Clint Barton, Natasha Romanova e Tony Stark. As escolhas de Nebulosa também fazem diferença na trama, mas o grande motivo das lágrimas derramadas foi com certeza envolvendo os amigos Arqueiro e Viúva Negra, além do destino do papai do ano Stark. 
Tudo foi muito bem moldado, nos levando à cenas de demonstração de amizade e paixão num nível muito íntimo quando se trata das adaptações dos quadrinhos. Esse último, no caso, tratando mais da vida do Capitão Rogers. É muito bonito de ver.

Ok, Thaís, o que tudo isso tem a ver com seus livros?

Gente, eu saí do cinema querendo escrever. Estava chorosa? Sim. Mas com vontade de escrever e ver aquela mágica por outro ponto de vista, não só como telespectadora, mas criadora. Eu fico imaginando como deve ser incrível para as pessoas envolvidas nessas produções, ver o quanto atingem o público - seja com gargalhadas de doer a barriga ou surtos de choro. É incrível, não é?
E é isso que eu gosto de ver num filme, série... eu me empolgo ao perceber que podemos criar coisas assim, que nos fazem pensar e pensar na vida mesmo depois de sair do cinema. E nos divertindo!
Sempre falo que quando entro naquelas fases de bloqueio criativo uma boa maratona me salva, adoro assistir filmes para alimentar a inspiração. Ela chega quando menos esperamos, e, principalmente, quando passamos a olhar as coisas por outra perspectiva. É só prestar atenção.

Por fim, digo que Vingadores - Ultimato é aquele filme de assistir mais de uma vez, pois são muitos detalhes fantásticos e personagens que merecem repeat. Não é a toa que já ultrapassou Titanic na bilheteria mundial. Teve Capitã Marvel. E o que foi o reencontro com o Peter? (A-ha!) E a investida das Girls Power? Vale a pena cada arrepio na batalha final. Amando mil milhões.

***

Ação, reviravolta, humor e emoção são coisas que não podem faltar numa boa história, não é? Mas me diga, o que você mais gosta nos filmes da Marvel? Gostou de Vingadores e está animado (a) para os próximos filmes de heróis? Comente sobre o post, sobre o que te inspira e te motiva. Vou adorar saber! Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário