sexta-feira, 24 de julho de 2015

De onde veio? #Part2

   Olá galerinha! 
  Gostei muito de fazer o post De onde veio?, mês passado (onde falei sobre a inspiração de Percy Jackson, A Seleção e Como Eu Era Antes De Você) e resolvi fazer de novo! Agora descobrindo de onde veio a inspiração dos escritores de Instrumentos Mortais, Maze Runner e Academia de Vampiros! Vamos ver?

Instrumentos Mortais

   Quem não conhece a série The Mortal Instruments, precisa conhecer! Uma série de seis livros (Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas, Cidade do Fogo Celestial), tirando os extras. Depois do primeiro filme não ter conquistado o lucro que queriam, agora temos a espera pela série de TV, Shadowhunters, que estreia ano que vem! (ansiosaaaa')

     De Cassandra Clare, autora da série de fantasia urbana, não poderíamos esperar menos! Seres do Submundo, Anjos nomeando espadas e runas... Além daquele romance épico que tanto amamos! Agora, shadowhunters, já sabiam de onde veio tudo isso? 

    Talvez já tenham visto em algum lugar que a série foi inspirada na história de Harry Potter, onde Cassandra escreveu na verdade, uma fanfic com os personagens Draco e Hermione como principais (possíveis Jace e Clary de TMI). Sim, a autora escrevia fanfics antes de ser escritora profissional, e isso fez com que muitos pensassem que a série era apenas uma história com nomes trocados do que um dia foi do universo de J. K. Rowling. Entretanto, respondendo perguntas de fãs em seu tumblr, Cassie Clare deixou tudo bem claro:

"Os 'Instrumentos Mortais' não era uma fanfic de Harry Potter. Eu escrevi fanfic de Harry Potter, isso é absolutamente verdade. Eu entendo que nós vivemos em um mundo onde as pessoas agora 'tiram os números de série' de suas fanfics e as publicam, com os nomes mudados. Cinquenta Tons de Cinza é o exemplo mais famoso. [...] A publicação de Cinquenta Tons de Cinza tornou isso comum e é importante ressaltar que eu nunca tinha visto esse rumor de TMI antes do lançamento de 50 Tons. [..]" 

E Cassandra Clare, em outra resposta á fã, nos explica finalmente:

"Foi um monte de ideias menores, que se juntaram. Um dos meus
amigos mais próximos foi trabalhar em um estúdio de tatuagem na época, e estar lá me deu a ideia para o sistema de Marcas. Eu queria escrever algo que combinasse elementos de grande fantasia — uma batalha épica tradicional entre o bem e o mal, monstros terríveis, bravos heróis, espadas encantadas — e remodelá-la através de uma visão moderna, urbana. Então você tem os Caçadores de Sombras, que são esses guerreiros muito clássicos seguindo suas tradições milenares, mas nesses ambientes urbanos e modernos: arranha-céus, armazéns, hotéis abandonados, concertos de rock. Nos contos de fadas, eram florestas escuras e misteriosas fora das cidades que proporcionavam magia e perigo. Eu queria criar um mundo em que a cidade se tornasse a floresta — onde esses espaços urbanos tivessem seus próprios encantos, perigos, mistérios e sua beleza estranha."

E ela conseguiu, não é? *--* 

Maze Runner

     Outra série bem conhecida e, que agora, com o filme estrelado pelo Dylan O'brien está ganhando ainda mais fãs (como eu *--*), Maze Runner de James Dashner é surpreendente! Ainda não pude ler os livros, mas já estou com o primeiro volume em minha estante! Passei a querer ler pelo filme, e acho que não irei me arrepender pelo que vejo os fãs da série comentando. 


       Thomas é enviado para um lugar chamado Clareira, onde todos que chegam ali não recordam de nada a não ser do próprio nome (com muito custo, também). Ninguém sabe quem os prende ali e por qual motivo, e a única coisa que os assustam mais é o Labirinto. Que possui seus mistérios próprios, não é comum. Onde Verdugos os esperam... 
        E da onde veio tudo isso? James Dashner responde:



"Você sabe, eu realmente sinto que Maze Runner é inspirado por tantas coisas subconscientes que eu nem consigo saber sua inspiração. É uma combinação de tudo o que eu gosto em contar histórias. Tem ação, monstros, suspense e mistério, mas é especificamente inspirado pelos livros O Senhor Das Moscas e O Jogo Do Exterminador, e o programa de tevê Lost. Eu acho que, quando você lê o livro, consegue ver a influência dessas coisas nele."


 Humm...e vocês? Já leram Maze Runner? 

Academia de Vampiros


    Os seis livros da série Vampire Academy conquistou muitos fãs, principalmente os que já são apaixonados pelos adorados vampiros! São eles: O Beijo das Sombras, Aura Negra, Tocada Pelas Sombras, Promessa de Sangue, Laços do Espírito, O último Sacrifício. O Beijo Das Sombras se tornou filme no ano de 2014, porém, não obteve grande sucesso e a continuação foi cancelada.  

  Ainda assim, algum leitor deve se perguntar de onde veio isso tudo, não é mesmo? Olhem a resposta de Richelle Mead em uma entrevista:


"Os Moroi e Strigoi vêm da mitologia Romena, mas só os vi em uma história sem muitos detalhes. Então achei legal ter uma mitologia diferente e busquei isso para os livros. Em seguida, criei o meu mundo, os elementos mágicos e o Dhampirs são criações minhas."


    E que criações...algum de vocês já viram um Strigoi? Cuidado... xD haha' Bom gente, até o próximo post e espero que tenham gostado! Comentem alguma série/livro que vocês queiram saber de onde veio, que faço a #Part3, caso eu ache as informações ;)


Fontes: http://idris.com.br/cassandra-clare/2014/11/28/cassandra-clare-responde-perguntas-de-fas-tumblr-sobre-fanfics-e-faces-de-sebastian/
http://www.laminaserafim.com.br/leia-a-mais-nova-entrevista-de-cassandra-clare-traduzida/
http://todateen.uol.com.br/fun-cinema-e-tv/entrevista-com-james-dashner-autor-de-maze-runner/
http://livrosemserie.com.br/2010/01/13/les-entrevista-richelle-mead/

2 comentários:

  1. Adorei a tag e a ideia. Adorei saber um pouco sobre como surgiu Maze Runner e claro, saber que Cassandra também escrevia fics. Há tantos livros bons que já li e de repente me deu uma vontade de saber de onde surgiu a história. =D

    Blog | Paixonites Literárias Xx
    Resenha | Os homens que não amavam as mulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da tag, realmente a curiosidade é grande! haha' xD

      Excluir