quinta-feira, 17 de março de 2016

A arte de contar histórias!

      Hey gente linda, tudo bem? *--*
   Hoje o post é bem especial, pois é sobre os Contadores de Histórias! Domingo agora (dia 20/03) é o dia deles, e eu, que também sou contadora, estou aqui toda feliz para falar um pouquinho sobre isso! <3 



  Os Contadores de Histórias normalmente são também atores/atrizes e ou professores, pois conhecem de perto a importância da leitura e imaginação na vida de alguém. Ainda mais hoje em dia, quando o mundo está tão triste e confuso, nada melhor do que crer em sonhos e sorrir como uma criança, não é mesmo? 
      Não tem idade para ser um Contador, basta gostar do que faz, ter algumas noções de interpretação e postura de voz e pronto! Existem diversos cursos por aí, para quem quer levar mais a sério, se apresentar em eventos e etc. Porém, sabe aquela festinha da sua sobrinha ou priminha? Você pode simplesmente pegar um bom livro, reunir a criançada e se divertir com elas, lendo e mostrando as imagens! Fácil, né? 

"Era uma vez / assim vai começar / uma linda história que a tia vai contar
Batam palmas! (três vezes) / outra vez! (três vezes) / bem contente! (três palmas de novo)
Vai começar... 
Era / uma / vez!"

     Usar música, objetos da história, caracterização, isso ajuda muito na criação da história no mundo da imaginação! As crianças adoram, mas lembrem-se que é importante se ligar na faixa etária. Há histórias adequadas para cada idade, até mesmo para adultos! Não são somente as crianças que gostam de ouvir histórias, não é? *--* É legal lembrar que você deve ficar atento para que todos consigam ver as imagens do livro que você está contando, mude a voz para cada personagem, brinque usando alguém da plateia como exemplo para algo, interaja com a plateia! Ah, também é bacana no final da história, você perguntar o que mais gostaram, o que mudariam, quem seriam na história... É bem divertido!
      É importante ressaltar que para mim os Contadores de Histórias são todos aqueles que não somente contam, interpretam, mas também escrevem, cantam e declamam! Se você reúne a família e começa a narrar momentos da sua vida, você também pode ser considerado um Contador, pois fez aquelas pessoas viajarem com você! Pegue sua mala, seus livros e rascunhos, aperte os cintos e viaje comigo! 

Encenação de Flor de Mamulengo
     Minha primeira contação de histórias foi em abril de 2014, quando me apresentei com o Grupo MultiArte no VI Encontro de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, aqui em Duque de Caxias. Foi mágico, você ver as pessoas vidradas em você e rindo, se divertindo com a história! Você se sente uma pessoa importante, pois está levando um pouco de magia para a vida de alguém. Desde então, já participei de mais de cinco eventos literários com contações infantis e juvenis, com histórias de Bia Bedran e Ana Maria Machado. As crianças olham para você como se fosse um personagem saindo do livro, o sorrisão no rosto e olhinhos arregalados. Muito bom! 
Em um dos eventos conheci Ana Maria Machado, uma das escritoras de
histórias infantis e juvenis que admiro! (Não reparem que estou
irreconhecível nessa foto haha')
       Admiro aqueles que vão em hospitais e abrigos levar alegria para a criançada, palhaços e artistas de modo geral, ainda pretendo fazer um dia especial assim! 
        Bom pessoal, é isso. Parabéns aos Contadores de Histórias por levarem alegria aos corações das pessoas, e a todos vocês que adoram escrever novas histórias também! Até o próximo post! xD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário