terça-feira, 18 de setembro de 2018

Filmes sobre escritores para você se inspirar


     Oi gente, tudo bem?
    Tem um tempinho que venho querendo escrever este post, pois eu simplesmente adoro esse tipo de indicação. Filmes que retratam um pouquinho sobre escritores, como nossa mente funciona e afeta as pessoas ao nosso redor! Quer se identificar? Se você gosta de escrever e/ou ler, precisa assistir esse Top 3!!! 

Cena do filme Uma beleza fantástica

   Não é mistério que romances e livros combinam, não é? Mas a primeira indicação nem tem isso como ponto chave, ainda que faça combinar perfeitamente. Estou falando de A sociedade literária e a torta de casca de batata (2018).

Sinopse:
Juliet Ashton (Lily James) é uma jovem escritora, com falta de inspiração, que logo após a Segunda Guerra Mundial recebe uma carta de um membro da misteriosa Sociedade Literária de Guernsey, uma organização formada durante o período de ocupação nazi. Curiosa, Juliet decide ir até às ilhas de Guernsey e encontra-se com os excêntricos membros da Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata, entre os quais se encontra Dawsey (Michiel Huisman), o charmoso e intrigante agricultor que esteve na origem da carta. As suas confidências, a sua ligação à ilha e aos seus habitantes e a crescente afeição que nutre por Dawsey irão para sempre mudar o curso da vida de Juliet.


   Semana passada falei um pouco desse filme, podem acessar clicando aqui. Ele teve que aparecer nesta listinha, pois é uma adaptação reflexiva e envolvente sobre inspiração e libertação através dos livros - tanto de quem escreve, quanto de quem lê. Lembrando que é uma adaptação do livro homônimo lançado em 2009.


      Outro filme que entra nessa vibe de uma escritora à procura de inspiração é o Uma beleza fantástica (2016). Ele pode parecer lento no início, mas a mensagem por trás da amizade e paixão pelos detalhes da vida - que muitas vezes nos demandam paciência - é o que marcam este longa. 
    É bonito de ver a forma como a protagonista lida com sua história, a delicadeza de sua contação e seu envolvimento com ela ao escrever, apesar dos vários problemas que surgem em sua rotina vista como "estranha". Escritores podem parecer mesmo antissociais ou esquisitões, às vezes, mas são ótimos contadores de histórias.

Sinopse: 
Sonhando em uma dia ser uma respeita escritora de contos infantis, a jovem Bella Brown (Jessica Brown Findlay) vai cruzar com alguém que representa o oposto do que pretende ser: um velho rabugento, viúvo e de poucos amigos. Incrivelmente, ela vai criar um forte laço de amizade com ele, iniciando uma relação curiosa e inspiradora.


     O terceiro filme que indico é o Meia noite em Paris (2011), com o ator Owen Wilson. É divertido, apesar das pitadas de drama sobre a vida pessoal do protagonista, que é um escritor em viagem com a esposa. 
    A partir do momento em que ele se vê no passado ao lado de grandes autores que de repente surgem como amigos, a vida dele muda através do que aquelas personalidades o fazem pensar sobre sua obra e, consequentemente, sua vida. É realmente "mágico" o encontro que ele tem com escritores como T. S. Elliot e Hemingway, até Pablo Picasso é mais um cara comum com problemas amorosos aqui. 
      O filme nos faz viajar por Paris e imaginar como seria encontrar nossos autores favoritos, mas, acima disso, nos faz pensar que somos os verdadeiros narradores de nossas histórias e não apenas um mero personagem nela.

Sinopse:
Gil Pender (Owen Wilson) é um jovem escritor em busca da fama. De férias em Paris com sua noiva, ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura. Eles levam Gil a uma viagem ao passado e, quanto mais tempo passam juntos, mais o jovem escritor fica insatisfeito com o presente.


     Na verdade a lista seria maior, mas quem sabe conto sobre outros filmes em outro momento? Vou adorar! É ótimo quando nos identificamos com personagens assim: que passam na pele junto com a gente como é se perder nos livros, que querem ser reconhecidos pelo seu trabalho e que olham para o mundo com uma lente sem filtro. A vontade é de correr para escrever, assim que vejo filmes assim!
    Me diga, já assistiu algum desses? Gostou do post? Até a próxima! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário