terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Motivos para você criar um blog


O Rascunhos Araújo já está em seu quarto ano e só recentemente me dei conta de que nunca fiz um post aqui para dizer como ele faz diferença na minha vida. Pensando nisso, resolvi compartilhar alguns motivos para você criar um blog
Você pode estar querendo fazer um há seculos ou ser mais um que já tem seu login e simplesmente não sabe muito bem como aproveitar o uso dessa ferramenta. É sobre isso que vamos conversar hoje.

blog Rascunhos Araújo

O que me levou a criá-lo?

* Ser leitora: Lá atrás, em 2014, quando comecei as postagens sob o título de Rascunhos de uma adolescente, eu só queria um espaço para dividir minhas preferências e opiniões literárias. Você que é leitor sabe muito bem como adoramos conversar sobre o que estamos lendo e que nem sempre temos alguém para fofocar sobre aquele livro que nos marcou. Então, começaram as resenhas, dicas e curiosidades sobre o universo dos livros.

* Ser autora: Mais para frente foi surgindo o interesse em finalmente começar a compartilhar meus próprios textos na internet. Daí a época das publicações no Wattpad, meus primeiros livros ganhando forma. Logo, o blog também virou um espaço de divulgação do meu trabalho: falar sobre livros e escrever os meus se tornou um trabalho. 

Hoje em dia o blog se tornou um cantinho de compartilhamento de experiências, de entretenimento, de dizer ao mundo o que eu faço - e amo fazer, que é ler/escrever. 

E você, o que te motiva a escrever em seu blog? Maquiagem, moda, livros, culinária, cultura nerd...? "Escreva aquilo que você gostaria de ler", uma dica muito importante do livro Roube como um artista e que eu sempre tento colocar em prática.

** Criatividade + auto estima: Criar um blog também leva uma mente focada em uma vida monótona a ser mais criativa e realizada. É quase como uma terapia, um espécie de desabafo. Não importa o número de viwls ou comentários, você fez sua parte, publicou! Colocou seu esforço, tempo e sinceridade naquilo, portanto, valeu a pena.

*** Nome = identidade: Você já sabe como o blog é importante para o meu trabalho, logo, eu tenho uma imagem, um nome ou marca ligada a mim. Isso é essencial para quem tem algum tipo de negócio, empreendimento ou pretende lançar um projeto e afins. Com as facilidades de postagens no dia e hora que você quiser, de deixar o layout a sua cara ou a cara do seu negócio, o blog é um meio facilitador de alavancar suas vendas e aproximar você de seu público alvo.
É claro que se você não tem esse foco e pretende apenas manter um blog pessoal, o nome, a identidade que você está criando nesse ambiente virtual também faz toda a diferença na sua vida - ou na forma como você enxerga ela. Querendo ou não aqui você tem um perfil por trás, é como as pessoas vão ler você. Seja como um diário, espaço de dicas de temas variados ou publicações de artigos acadêmicos, blogar ajuda na sua construção de mundo e na sua postura nele.


Ainda falando no modo facilitador do blog, é claro que precisamos lembrar que criar um não requer muitas dores de cabeça. É consideravelmente fácil montar seu blog e criar suas páginas, o que não falta são tutoriais ensinando e quando você começa a pegar o jeito da coisa tudo fica ainda melhor. O Rascunhos sou eu que vou pesquisando e melhorando a cada ano. Acaba sendo gostoso você montar sozinha, mas também existem designs que podem te ajudar com isso.

Ah, não podemos esquecer que ter um blog envolve muita coisa: planejamento, foco, divulgação, seu diferencial. Seria muita coisa para um único post, mas quem sabe outro dia eu volte falando um pouquinho mais de como eu lido com essas coisas por aqui.

Agora que você já sabe alguns motivos que considero essenciais quando se fala na criação de blogs, eu quero saber sua ideia! Comenta o que achou do post, deixe seu link que faço uma visita e até a próxima! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário