sábado, 23 de fevereiro de 2019

[Resenha] Atrás do espelho - A. G. Howard


Sequência de O lado mais sombrio, que teve resenha aqui mês passado, Atrás do espelho é o segundo volume da trilogia escrita por A. G. Howard no incrível mundo de Alice no País das Maravilhas. Já leu? 

"Em O lado mais sombrio, a releitura dark de Alice no País das Maravilhas, Alyssa Gardner foi coroada Rainha, mas acabou preferindo deixar seus afazeres reais para trás e viver no mundo dos humanos. Durante um ano ela tentou voltar a ser a Alyssa de antes, com seu namorado, Jeb, sua mãe, que voltou para casa, seus amigos, o baile de formatura e a promessa de ter um futuro em Londres.
No entanto, Morfeu, o intraterreno sedutor e manipulador que povoa os sonhos de Alyssa, não permitirá que ela despreze o seu legado. O mesmo vale para o País das Maravilhas, que parece não ter superado o abandono.
Alyssa se vê dividida entre dois mundos: Jeb e sua vida como humana... e a loucura inebriante do mundo de Morfeu. Quando o reino delirante começa a invadir sua vida real, Alyssa precisa encontrar uma forma de manter o equilíbrio entre as duas dimensões ou perder tudo aquilo que mais ama."
Título Original: Unhinged  Autora: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito Páginas: 396

Resenha:

Como eu disse na resenha do livro anterior, o universo explorado pela autora A. G. Howard é muito bem articulado e nos deixa sem fôlego durante a leitura. O livro tem quase quatrocentas páginas, mas a leitura corre por nossas mãos num frenesi em busca de respostas. Queremos nos aproximar o máximo possível de um final feliz para este conto de fadas sombrio, só que ainda não chegamos lá...

"Fazemos o que precisa ser feito para protegermos aqueles que amamos" (Morfeu)

Assim como a escrita da autora é envolvente e realista, mais uma vez os personagens nos empurram para dentro do espelho usando da mesma força - só que desta vez, depois de um ano desde os acontecimentos de O lado mais sombrio. Alyssa queria muito continuar em seu reino mortal ao lado do namorado por quem fora apaixonada há anos, mesmo sabendo que a coroa depositada em sua cabeça no País das Maravilhas não poderia esperar muito. É o momento onde ela precisa lutar com seu lado humano em busca de verdades intraterrenas e brigar com sua magia pelo seu próprio bem e por aqueles que ama. 
Novamente o País das Maravilhas precisa de uma rainha, desde a fuga da Rainha Vermelha. Alyssa se vê mais próxima de um Morfeu que aos poucos a faz (finalmente?) perceber sua lealdade a ela, apesar de seus planos mirabolantes normalmente deixarem a Majestade desnorteada. Por outro lado, ela tinha um futuro planejado com Jeb e ele parece desmoronar graças ao seu posto de herdeira - que cada vez a deixa mais poderosa, e ela sabe que gosta.

"Serei gentil, mas não serei um cavalheiro. Você será o centro do meu mundo. Eu lhe mostrarei os encantos do País das Maravilhas, e, quando estiver embriagada com a beleza e o caos pelos quais o seu coração tanto anseia, eu a acolherei sob as minhas asas e farei com que esqueça que o reino humano um dia existiu. Você nunca mais desejará deixar o País das Maravilhas, nem a mim". (Morfeu)

É um livro que foca mais nas decisões de Morfeu, que de alguma forma sempre se cruzam com o destino de Alyssa, ora envolvendo seus pais, ora seus amigos, seu namorado e/ou eles dois. Cada personagem ganha a cena em algum momento, o que é legal de acompanhar, e vemos o amadurecimento de Alyssa com o passar das páginas, do primeiro livro até aqui. Jeb continua o artista que ou te faz suspirar pelas declarações de amor, ou te faz perder a cabeça (a-há, olha o trocadilho!) por estar sempre onde não deveria estar. Morfeu é só galanteios e persuasão, mas ganha um espaço enorme sempre que se mostra ali por Alyssa, mesmo contra sua vontade. A relação desses três ganha maiores proporções neste volume, e as consequências de cada um na vida de Alyssa Gardner merece um post a parte, que ficará para uma outra hora... 

As referências ao mundo de Lewis Carroll como sempre, fiéis e as descrições nos faz mergulhar na história, sentindo o que os personagens sentem de modo quase insano de tão real. É um livro que surpreende, cativa e emociona, ao mesmo passo que te faz perder o sono. Melhor eu parar por aqui, você precisa ler o livro.

Qualquer outro lugar

Minha nota: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário