sexta-feira, 3 de abril de 2020

Lendo e escrevendo hoje (em época de pandemia)


Ontem foi Dia Internacional do Livro Infantil (o dia Nacional, que é em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, comemora-se no dia 18/04), também estamos perto do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23/04). Um bom mês para refletirmos sobre como estamos lidando com a literatura hoje. Com o planeta em crise, o que você acha que mudou na forma que produzimos ou lemos?

em época de pandemia

Números de crise

Não é de agora o debate sobre as dificuldades no meio literário, nosso país sempre precisou lutar muito para se dizer, minimamente, leitor (na verdade os estudos ainda apontam que não é, onde lê-se em média 2,43 livros por ano, segundo a 4ª edição dos “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida  pelo Instituto Pró-Livro). Em época de coronavírus, isso toma quais proporções?

Recentemente, dúvidas de como a crise financeira por causa do covid-19 está afetando o mercado editorial estão circulando entre os profissionais da área. Eventos literários estão sendo cancelados, como é o caso da Flip, aqui no Brasil, e a Feira do Livro de Londres, ambas adiadas. Segundo a Publish News (27/03/2020), a lista de vendas também apontou uma queda significativa por conta do fechamento das livrarias físicas: Negócios caiu 73%; Ficção, 72%; Não Ficção, 69%; Infantojuvenil, 60% e Autoajuda, 59%.

Como estamos lendo e escrevendo hoje? Você prestou atenção nisso?

Por outro lado, com a recomendação de isolamento social para diminuir o risco de contágio da pandemia, as pessoas estão  procurando, em casa ou em ambiente online, conhecimento e entretenimento. Isso fortaleceu a leitura de livros onlines e digitais, de acordo com alguns escritores e alcance de campanhas como a de #leiaemcasa. Principalmente se tratando de livros infantojuvenis, com os jovens em quarentena.

Movimentos de editoras e autores nacionais nas redes sociais levantam a importância de permanecer em casa na boa companhia de livros. Muitos exemplares estão sendo distribuídos gratuitamente por plataformas como a Amazon, sem contar os vários cursos e palestras à distância.

O que isso tem a nos dizer? As pessoas estão lendo em suas casas, consumindo o tempo todo, ainda mais conectados. Artistas e famosos do mundo inteiro também estão se unindo na disseminação de arte e cultura, lembrando, também, da necessidade de se respeitar profissionais de tais nichos, que historicamente são colocados à margem. O que seria de nós sem arte, cultura, entretenimento?

Um outro exemplo recente foi o da atriz estadunidense Amy Adams, que entrou no Instagram para compartilhar histórias na campanha Save with stories, a ideia era ler livros infantis para arrecadação de fundos para instituições voltadas à crianças carentes dos EUA, em combate ao covid-19. Isso tudo nos mostra como é um momento de reflexão, transformação de hábitos e atenção com o próximo. E você, como está fazendo a sua parte?

  • Leitores, é hora de colocar em dia aquela leitura que a rotina exaustiva não permitia. Compartilhe sua experiência, divulgue e incentive a literatura, principalmente a nacional. Leia para crianças. Apoie um autor, seja comprando seu livro ou simplesmente indicando aos amigos, comentando algo motivador. Precisamos alimentar bons pensamentos mais do que nunca.
  • Autores, que tal tirar aquele original da gaveta? Estudar e se organizar mais para terminar aqueles projetos antigos? É uma oportunidade de reunir ideias e saber colher do seu brainstorming valiosas formas de alavancar sua carreira. Mas não só isso, é claro, pois se o cenário está mudando, nossos leitores também estão e precisamos correr atrás dessas variações. Fique mais próximo deles, crie enquetes e novos trabalhos específicos para esse momento. Seja criativo!

A criatividade é essencial nesse período, pois como a queda da venda de livros físicos está nos indicando dias frustrantes à nossa frente, o autor, principalmente o independente, precisa estar atento aos passos que pode dar para não cair no limbo dessa crise. O importante é não desistir. Literatura é resistência.

E vamos seguindo em casa. Hoje, às 18hrs, estarei numa Live falando sobre meus trabalhos no Instagram, acompanhe! Também tenho livros disponíveis na internet que podem te fazer companhia no isolamento. Cuide-se, cultive boas energias para que em breve tudo fique bem novamente. Boa leitura, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário