terça-feira, 24 de julho de 2018

Para o escritor de hoje


     Oi gente, como estão?
  Semana passada fiz um post falando sobre empatia, principalmente quando falamos de autores nacionais independentes. E amanhã (dia 25/07) é o dia do escritor! Pois bem, pensei com meus botões e quis falar de forma ainda mais aberta sobre o escritor de hoje em dia. À você, escritor iniciante ou não, deixo esta carta em forma de artigo...


      Você já pensou em desistir de um sonho?
      Dói muito. Dói demais. E acontece com frequência, eu sei.
     A carreira de escritor é injusta - nem é vista como profissão, para início de conversa. Só permanece forte aquele que realmente ama o mundo da literatura e até mesmo para estes a missão de persistir parece impossível. 
      Você tem que mostrar para o mundo o quanto precisa escrever, que isso faz a diferença em sua vida, e que já é o bastante para o projeto ir além - mas não querem te ouvir. Você tem que optar por prioridades, muitas vezes complexas demais, sabendo que pode não se sair tão bem com tais escolhas (assim como muitos falaram) - mas é preciso tentar. Você tem que passar dias e mais dias estressado, angustiado, ansioso, ora animado, ora desestimulado... - mas sua vida sem escrever só piora. 
    Não entendem que é muito mais do que papeis manchados com tinta. Não sabem o quanto aquilo importa para você. Quer saber? Não ligue se o mercado editorial é injusto e traiçoeiro. Importe-se com o que você quer. E o que você quer?
    Depois de escrever: publicar. Divulgar. Vender. Conquistar leitores. Ser visto. Enfrentar críticas. Volta o ciclo... 
     Será que vale a pena ser mais um na multidão? Para o seu leitor, você não é apenas "mais um na multidão". E daí se você só tem um leitor? Sua história é única, você é único. Ouvir uma palavra amiga, um comentário positivo, ler um resenha ou autografar um exemplar muito desejado é bom, não é? Mas tocar o coração com as palavras, este é seu verdadeiro papel, escritor. Não só entretenimento. Não só informação. É sobre ser humano - e não ser.

     Okay, Thaís, mas para quê, afinal, você escreveu tudo isso? Pois assim como muitos, eu passo por momentos em que penso: "devo desistir"? 
   Não importa o quanto eu ame isso, o quanto eu me dedique, parece que sempre vem uma onda de frustração pronta para me derrubar. Mas seja firme. Ok? Afinal, problemas sempre surgem. Mas você inspira outros. E você não vai se arrepender, lá na frente, em se arriscar por um sonho. Confia.
   Hoje em dia, por mais que com a era digital seja ainda mais difícil você conquistar seu espaço (já que muitos escritores estão surgindo a cada dia, e isto é maravilhoso!), as formas de você chegar ao seu leitor são inúmeras. Pesquise. Veja como está dando certo com outros, avalie seus caminhos, no que você pode melhorar. Você vai encontrar a melhor forma de realizar seu objetivo. 

      E o melhor que você pode fazer por você é acreditar
      Feliz dia do escritor! <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário