sábado, 8 de junho de 2019

[Resenha] A princesa salva a si mesma neste livro - Amanda Lovelace


Amanda Lovelace
A resenha de hoje é de um livro que devorei em um dia. Na verdade, li os dois livros da série (As mulheres são um tipo de magia) fora de ordem, mas vamos fingir que eu não disse isso. Além do post onde digo como a escrita de Amanda Lovelace me deixou reflexiva e ainda mais íntima de poemas contemporâneos, precisei trazer as resenhas para melhorar meu depoimento de que você precisa ler este livro. 
E então, já leram?

Sinopse: 
Amor e empoderamento em versos que levam os contos de fada à realidade feminina do século XXI A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea. É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público. Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes ("A princesa", "A donzela", "A rainha" e "Você"), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito.
Autor (a): Amanda Lovelace Editora: Leya
Páginas: 208


Resenha:

repita comigo:
você não deve
a ninguém
o seu
perdão.

-exceto talvez a si mesma.

Eu não esperava me render tão rápido a leitura deste livro, assim como disse no post que saiu esta semana aqui no blog, me surpreendi bastante lendo este e A bruxa não vai para a fogueira neste livro (que, na verdade, li primeiro). O fato é que faltam palavras para descrever o modo como a poesia faz isso com a gente, se formos usar da metalinguagem aqui. Tudo começa com esses títulos maravilhosos, essa temática num livro de poemas me deixou muito curiosa para ler, e me senti muito bem representada, quanto princesa, donzela, rainha...

Assim como diz na sinopse, o livro é dividido em partes que nos remetem ao universo dos contos de fadas. Amanda se diz apaixonada por eles, como também por Harry Potter, e só aí minha identificação aumentou bastante. Mas ela também avisa que não é para confundir o que será lido ali com essas histórias fantásticas, pelo contrário, ela traz muito do real em suas palavras. O paralelo está em justamente conquistarmos o nosso lugar em nossa própria história, assim como termos a chance de construir nosso final feliz.

sua felicidade
vem antes

da felicidade
de qualquer pessoa.

- o significado verdadeiro de "respeito por si mesma".

Seus poemas vão caminhando numa espécie de cronologia onde podemos imaginar Amanda amadurecendo, se descobrindo, se testando, o tempo todo... Sim, tem luta e amor em vários de seus poemas e é lindo ver esse ciclo se fechando. O modo como ela nos apresenta sua história através de sentimentos. É claro que não podemos nos prender em sua biografia o tempo todo, apesar de muito importante desde o nascimento da própria vontade de ser publicada, pelo o que conta, a questão é que podemos estar ali, naqueles poemas, com ela. A identificação é muito forte, tanto que, às vezes, é preciso uma pausa para respirar.

Não sei se por ter lido depois, minha expectativa tenha sido outra. Confesso que adorei o segundo, que também carrega um título incrível, e será a próxima resenha aqui. Mas e você, me diz, gosta de ler poemas? Gostou da resenha? Até!

pendente:
o seu próprio final feliz.

- você vai chegar lá.

Minha nota: 








Nenhum comentário:

Postar um comentário