domingo, 19 de janeiro de 2020

A vida antes de Legend - Marie Lu


Marie Lu
Imagem de fundo: Rocco

Você deve estar se perguntando sobre o título do post. Sim, A vida antes de Legend é o nome do livro digital da autora Marie Lu, que além de Legend, também escreveu a trilogia Jovens de Elite. Mas não teremos spoilers aqui, ok? Vamos do começo, você já leu a trilogia Legend?

A sequência é formada por Legend, Prodigy e Champion (você pode acessar as resenhas do blog, clicando nos títulos). A vida antes de Legend é um ebook com apenas dois contos, um de cada protagonista, narrando eventos que aconteceram 3 anos antes do começo da história de June e Day. 
"Conheça o passado de June e Day antes de eles se conhecerem em Legend, livro bestseller da autora Marie Lu. Aos doze anos, ambos estão lutando para sobreviver em dois mundos completamente diferentes no reduto da República. June está começando sua vida de estudante na Universidade Drake como o cadete mais novo que a escola já viu; e Day se esforça para não morrer de fome nas ruas do setor Lake. A vida antes de Legend traz duas histórias inéditas escritas por Marie Lu e oferece aos leitores um vislumbre da vida de seus personagens favoritos em uma nova perspectiva emocionante."
Depois de muito tempo desde que li a trilogia, finalmente pude ler "histórias de um criminoso e uma menina prodígio". O ebook é curtinho, deixando um gostinho de quero-mais. A escrita de Marie Lu nos fisga facilmente e bate aquela nostalgia por lembrar de situações dos livros anteriores. É claramente um tipo de leitura que o leitor de Legend não vai se arrepender de ler, como uma espécie de bastidores, um extra que vem trazer aquele quentinho ao coração. 

Particularmente, o primeiro conto prendeu mais a minha atenção. A narrativa de Day vem com uma nota da autora sobre ser referência ao trecho em que Day comenta com June a respeito de seu primeiro beijo. Mas o enredo não se prende apenas nisso, claro, tem bastante ação e uma sensação de inquietação, pela constante fuga de Day. Seus dilemas nos tocam em cheio!

"É melhor ficar sozinho lá fora. Sou uma alma penada, um fantasma... não pertenço a lugar algum"
– Day

A parte de June também vem com uma nota, dessa vez dizendo que ela decididamente aprontaria em seu primeiro dia na universidade - entrando apenas com doze anos, sendo ela quem é, não seria diferente, certo? É um conto que foca mais nessa característica da June de ser a prodígio da República, algo que é bom ao mesmo tempo em que carrega um peso para a personagem, que conta muito com o apoio do irmão.

"Um dia, alguém vai vê-la como a garota que realmente é. Um dia você vai encontrar quem a entenda". – Metias p/June

Bem, aqui no blog têm alguns posts falando sobre distopia (vou sugerir no final) e cito Legend como influência para a minha escrita. Não foi a primeira trilogia distópica que acompanhei, mas é uma das que mais me identifiquei e serviu de inspiração para a minha duologia, Renegados. Tinha que ser o primeiro post do ano, sim!

Além dos livros que falei no começo do post, tem o mais recente, que seria a história depois de Champion (ansiosa para ler), Rebel! Você já leu quais da Marie Lu? Adoro como as distopias nos alertam sobre a forma que lidamos com a vida, uma crítica ficcional, mas muito real. A identificação é muito grande. Quais suas distopias favoritas? Até mais!

OBS: Não sabia, mas tem também A vida depois de Legend, outro e-book, história antes de Rebel! Vamos ler? A Rocco deixou gratuito essa semana!

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário