sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Conheça 5 livros contra o bloqueio criativo


Um dos pesadelos de todo escritor é o tal do bloqueio criativo. Um período em que as linhas perdem o sentido, tudo o que escrevemos parece não valer de nada e somos obrigados a entrar no ciclo de escrever -> apagar -> desistir -> escrever de novo... Se você já passou por isso, sabe do que estou falando. Já tentou de tudo e não deu certo? Não está reencontrando sua voz no papel (ou tela)?

Trouxe uma listinha com 5 livros que podem te ajudar contra o bloqueio criativo. Provavelmente você até já conheça algum...

bloqueio criativo

Na verdade eles não são direcionados ao tema, mas envolvem criatividade, dedicação e mão na massa! O importante é não desistir, se você está tentando, está trabalhando. Isso me lembrou uma frase do Ray Bradbury: "Não há fracasso, a menos que se pare. Não trabalhar é cessar, empacar, tornar-se nervoso e, portanto, destruidor do processo criativo".

E não é? Então chega de papo e vamos aos livros!


Já que comecei a falar do Bradbury, vamos começar a lista de dicas de leitura pelo último livro que li. Como eu disse no outro post aqui do blog, a antologia de escritos publicada em 1990 me ganhou pela intimidade. O autor conversa com o leitor sobre como ele foi lidando com situações de sua carreira, tudo de modo muito sincero. Assim, levantando questões importantes que nos levam a refletir nossa prática literária. Dentre elas: como alimentar a "musa inspiradora" com outros livros e muita poesia (pois devemos ler de tudo um pouco, não é mesmo?); sobre apresentar ao leitor descrições sensoriais e com isso ganhá-lo na primeira página; e, acima de tudo, diz que você deve escrever o que verdadeiramente quer escrever. Quer conselho melhor?


Um livro similar é o do Stephen King, pois envolve a vida particular e profissional de um dos maiores escritores da contemporaneidade. Aqui também temos questões sobre a musa, sobre se preocupar com o lugar onde escrevemos e muitas outras coisas fantásticas como nossa "caixa de ferramentas" de autor. Saiba mais sobre o livro acessando a resenha dele aqui no blog.


Você provavelmente já ouviu falar do livro da J. K. Rowling, não é? Não é Harry Potter, em Vidas muito boas a autora trata questões da vida pessoal que mesclam com a profissional, como nos exemplos anteriores. Eu não sei você, mas adoro esses livros por nos aproximar desses cases. Se você está com bloqueio, imagine JK na época das mais de 10 recusas do original do bruxinho mais famoso do mundo literário? 

Erros fantásticos: O discurso "Faça boa arte"

Esse livro é um queridinho da minha estante. Neil Gaiman fez um discurso que se transformou em livro, para a nossa sorte. E nele todas as modalidades do ramo artístico podem se sentir representados, afinal, nem tudo são flores quando a arte é mal compreendida há gerações - e ainda é. E de modo muito inspirador ele vem nos dizer que somos únicos, então devemos mostrar ao mundo o que viemos fazer.

Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade

Esse sim é um livrinho mais voltado para a criatividade, por isso vai fechar nossa lista. O autor Austin Kleon traz técnicas de organização e planejamento para que seu brainstorming vire rascunhos dignos de seu tempo. Com desenhos e linguagem simples, o livro, inspirado em uma palestra, é maravilhoso para carregar na bolsa e ativar insights em qualquer lugar.


Eu confesso que esses livrinhos são importantes na minha estante, é sempre bom voltar neles nem que seja para uma folheada. Acredite, faz a diferença. Às vezes, tudo o que precisamos é reabastecer nossas energias para voltar com força máxima em nossos projetos. Então, resumindo: descanse, divirta-se enquanto trabalha e leia bastante. Você verá que quando menos esperar terá mandado o bloqueio para o espaço!

Espero que tenha gostado do post, comente se já leu algum desses livros. E o que você faz em relação ao seu bloqueio criativo? Aqui no blog tem outros posts que podem te ajudar, dê uma lidinha pelos marcadores. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário