quinta-feira, 4 de junho de 2020

#10Anos - Como comecei a escrever meus livros


Esta é uma pergunta muito comum: "como começar a escrever um livro?". Já disse aqui no blog e em outras redes sociais como entrei nesse universo, mas de forma bem superficial; se você me acompanha deve se lembrar de que citei a influência de Crepúsculo. No entanto, já que em junho estou comemorando dez anos de escrita, resolvi contar com mais detalhes para, quem sabe, dar uma ajudinha àqueles que sonham em publicar. Então, vem comigo descobrir como comecei a escrever meus livros!

O que Crepúsculo e meu livro têm em comum?

Como começar?

A primeira coisa que você precisa saber é: não tem receita, é um conjunto de experiências. Não vou dizer aqui como você, de fato, vai escrever seu best-seller (sinto muito, eu queria), mas como eu disse no começo do post, posso mostrar um pouco do caminho que percorri... E descobri que:

É preciso acreditar. Em você e na história que quer contar!

Acho que é minha melhor dica. É claro que você precisa ter domínio de técnicas de escrita e conhecer bem o português, precisa estudar como o mercado editorial funciona e trezentas de outras coisas. Mas se você não acreditar, não adianta. Vou falar melhor disso...

O que Crepúsculo e meu primeiro livro têm em comum?

Você não leu errado. O ano é 2010, era fã declarada de Twilight. De tanto colecionar revistas da série, descobri que tudo começou graças a um sonho de Stephenie Meyer. Um sonho com um vampiro e uma mortal numa clareira... se transformou em milhões de cópias vendidas pelo mundo! Fiquei chocada. Era tão fácil assim?
Vamos aos números, segundo o Wikipédia:
  • +120 milhões de cópias vendidas, traduções em 37 línguas, alcançando 50 países;
  • A a autora ainda foi classificada como uma das "100 pessoas mais influentes em 2008" e chegou ao 59º no ranking de "celebridade mais poderosa" pela Forbes, em 2010 - e ganhou diversos outros prêmios, reconhecimento que também veio com os filmes.
A minha versão de dez anos atrás já estava sonhando acordada. Fiquei principalmente apaixonada pela ideia de escrever a partir dos sonhos que tenho à noite, não havia pensado nisso antes! Não tinha nem o intuito de publicar, não sabia a dimensão disso, queria apenas escrever uma história.

Foi ali que descobri que não precisava ser uma pessoa super reconhecida ou doutora em literatura para ter uma boa história; em linhas gerais, apenas era preciso sonhar! (Clichê, mas verídico; Stephenie Meyer que o diga!)

Assim, peguei papel e caneta e comecei a escrever bem no dia em que Crepúsculo nasceu: 2 de junho (muito fã, né? Era para dar sorte!)... e não parei mais.

Entreguei meu livro pro mundo

Não queria publicar, não tinha pensado em ser escritora. Hoje eu sei que antes de tudo quis ser uma boa contadora de histórias. E isso é muito importante, começar querendo ser a nova best-seller pode ser um grande problema para você, tem que gostar do que faz. É passo de formiguinha, tudo bem?

Escrevi para amigas de escola, para mim. Mas de tanto ler outras séries e entrar mais a fundo no mundo literário, acabou se tornando uma vontade: levar aquele livro para outras pessoas também. Por que não?

Coloquei na cabeça que estava pronta: livro escrito, hora de procurar editoras. Recebi e-mails recusando e outros contatos ficaram sem resposta. Até que, apostando na publicação tradicional, enfim consegui um contrato! Eu não acreditei, fiquei olhando aquele e-mail como se assistisse a um filme e não fizesse realmente parte da cena. Então, em 2017, sete anos depois, Shine Moon: o livro dos segredos ganhava novos lares.

Shine Moon na Bienal do Rio 2017
Só que aquele primeiro livro é apenas o começo de uma trilogia. Shine Moon se tornou algo muito mais especial do que eu poderia imaginar em 2010. Demanda tempo, inúmeras revisões - e parece que nunca está bom o bastante. É preciso lapidar, não só por ter sido a primeira história que escrevi, mas pela dimensão que ganhou - um mundo novo, criaturas únicas, um trabalho realmente de anos e que não pode ser jogado fora com pressa.

Então, além de acreditar, preciso te dizer que é necessário saber esperar.

"O início de tudo"

Ótimo nome para capítulo, não é mesmo? (risos) Foi assim que começou a história da menina que se descobriu capaz de prever o futuro, uma premunidora. História essa que não está nem perto de terminar, embora eu quisesse uma super publicação em comemoração ao aniversário de uma década de Shine Moon. Não posso deixar com que a ansiedade atrapalhe, precisamos nos preparar.

E quando eu digo "preparar", é em continuação do "acreditar". Precisei pausar o foco em SM e outros livros especiais nasceram, como foi o caso de Renegados no Wattpad e Entre livros e lápis de cor, com o autor e amigo Marlon Souza.

Shine Moon, sem dúvidas, foi minha porta de entrada para tais narrativas e espaços que alcancei com elas. De lá para cá já são mais de oito livros escritos, mais de dez contos e participações em antologias.

E outra vez podemos trazer Stephenie Meyer de exemplo, que só agora, em 2020, alegra os fãs com a esperada versão completa de Sol da meia noite (Midnight Sun), que está em pré-venda. A edição que conta a versão de Edward Cullen é um dos assuntos mais comentados no meio literário nas últimas semanas, depois de doze anos de espera desde a publicação de Amanhecer (quarto e último livro da série Crepúsculo).

Anos atrás os primeiros capítulos da versão ganharam o público e a autora resolveu aguardar para lançar o livro completo, enquanto isso se envolveu em outros projetos.

Logo, ser escritor leva tempo e dedicação, saber acreditar e esperar. O case da Stephanie Meyer foi só para ilustrar como o mercado editorial é imprevisível e desafiador, somado ao meu relato espero poder contribuir para que você, caso também esteja trilhando esse caminho, não perca as esperanças - principalmente por causa das mudanças e inseguranças que vieram com a pandemia do covid-19. Achei necessário escrever sobre isso para que mais histórias incríveis ganhem o mundo!

Ah, caso queira conhecer minhas histórias, estou pelo Wattpad e também na Amazon. Muito em breve, aí sim em comemoração aos dez anos escrevendo ficção, espero trazer um lançamento bem especial, fique de olho no meu Instagram. Obrigada a todos que me acompanham, que já leram e continuam lendo meus livros, é surreal como vocês me inspiram. Cuide-se, até mais e boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário