domingo, 9 de agosto de 2020

[Resenha] Tudo nela brilha e queima - Ryane Leão

Olá! A resenha de hoje é de um livro que eu estava de olho há um tempo, e quando finalmente pude lê-lo, o devorei em um dia! Você já conhece Ryane Leão?

Sinopse:

Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. “a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.”

Páginas: 192 / Editora Planeta


"mulher,

padrões só existem

pra gente quebrar."


Tudo nela brilha e queima faz sucesso entre muitos leitores, tornando Ryane Leão uma autora bestseller, além dos mais de 500 mil seguidores no Instagram @ondejazzmeucoracao. Poeta e educadora, ela transborda em seus textos questões sobre autoconhecimento, raízes, dores, amores. 

Esse é seu primeiro livro, lançado em 2017. Poemas que geram identificação com o leitor, repletos de sensibilidade e força. A cada página você se conecta a um universo onde é preciso se amar, respeitar as diferenças e mostrar ao mundo para o que veio.


"você não precisa que ninguém te ensine a voar

está no seu espírito

mas é bom ter quem nos lembre

de que temos asas."


Não queria ter lido tão rápido, mas quando leio antologias poéticas estou sempre voltando, respirando outras palavras a cada retorno. É uma leitura que me lembrou o estilo de Rupi Kaur e Amanda Lovelace, ambas "poetas de Instagram" que carregam belas imagens de autocura e empoderamento, super recomendo!

O segundo livro de Ryane também está na lista de leitura, Jamais peço desculpas por me derramar, lançado em 2019 também pela Editora Planeta. E você, já leu?

Tem vídeo com a leitura de um dos poemas de Tudo nela brilha e queima no Canal, assistiu? Não? Então eu trouxe para você:

Gostou? Aproveita e se inscreve no canal e deixe seu comentário sobre qual poeta ou poesia gostaria de ver por lá. Espero que tenha gostado, até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário