quinta-feira, 19 de julho de 2018

#TAG: Amizade literária


    Oi gente, tudo bem? 
    Amanhã é dia da amizade! Não se esqueça de mandar aquela mensagem perturbando o (a) melhor amigo (a)! 
   E quando a literatura é nossa melhor companhia? Resolvi trazer uma TAG bem bacana que tem tudo a ver com isso, criado pelo blog Recanto da Mi. Vamos ver como ficaram as respostas?

1 - Uma a
1 - Uma amizade de infância
mizaque começou na
Rony e Hermione. Desculpem por eu não conseguir fugir de HP nos exemplos, mas é mais forte que eu! O crescimento dos dois como pessoas e como amigos é muito real, verdadeiro demais para ser ignorado aqui. Apesar dos vários pontos de tensão na história deles (as babaquices do Ron, por exemplo) adoro demais esse casal!

2 - Uma amizade dos tempos de escola

A primeira amizade que me veio em mente foi a dos personagens do meu livro, Shine Moon. David Williams e Anna Helmold se conheceram em Portland, morando no mesmo apartamento, mas foi realmente graças a escola que ambos desenvolveram uma amizade forte. Anna tinha dez anos e David onze. O livro dos segredos (1 vol.) começa seis anos depois, com Anna de volta à sua cidade natal enquanto David ainda mora em Portland... mas a história deles não acaba aí. Saiba mais clicando aqui.

3 - Uma amizade que se transformou em amor

Percy e Annabeth. Saudades do "cabeça de alga" e da "sabidinha", filhos de deuses que se odeiam. Quer motivo melhor para serem amigos? hahaha' Mas falando sério, quase como o exemplo que dei no num. 1, a ligação do Percy com a Annie é muito forte e é incrível ver o desenvolvimento deles. Sofri por esse casal, eles mereciam entrar na listinha! Leia aqui a resenha de Percy Jackson e o ladrão de raios.

4 - Uma amizade entre irmãos

Adoro amizade entre irmãos. Talvez por eu ser filha única, acho muito lindo de se ver. Mas a grande verdade é que, parando para pensar, não conheço muitos livros que abordem essa relação (e fiquei com vontade de procurar!!!). Passando pela minha listinha de "lidos", lembrei de Katniss e Prim. E acho que não preciso nem falar o motivo de ser uma relação bem forte, não é? Mesmo para quem não leu os livros, mas assistiu ao filme, é fácil notar a conexão das duas, o quanto Prim mexe com o tordo e é o motivo que rege boa parte da história. Tem resenha de Jogos Vorazes aqui.

5 - Uma amizade que nasceu de uma disputa

Essa eu achei difícil, tenho a sensação de que tenho exemplos melhores, mas realmente não me lembrei e por isso vou ficar com Katniss e Finnick. Eu poderia até colocar o próprio Peeta, aqui, mas para fugir um pouquinho dos pares românticos, quis realmente citar uma amizade que foi importante em THG. A disputa aqui é pela sobrevivência, um teria que matar o outro. E o que começou como uma aliança, se tornou uma amizade que ajudou a vencer um sistema desumano. Pena que nem todos têm finais felizes.

6 - Uma amizade que virou uma inimizade

Uma personagem que eu realmente fiquei com ranço: Haven, de Para sempre (tem resenha aqui). A garota era a melhor amiga da Ever! Depois que ela passou para o team errado eu fiquei muito nervosa durante a leitura, ainda bem que isso só acontece lá pelo terceiro/quarto livro, que eu me lembre. A vontade era de pular as partes sobre ela. É realmente uma prova de que melhores amigos podem se tornar piores inimigos. #ficaadica

7 - Uma amizade que vai deixar saudades
Thomas e Chuck. 
Ahhh, gente. É triste! No livro e no filme. Não sou capaz de comentar. Tem resenha do primeiro livro aqui.

8 - Uma amizade para a vida toda

Clary Fairchild e Simon Lewis. Eu amo demais esses dois, sério. É uma relação muito forte e que apesar de tudo, se mantém firme. Ahhh! Quem leu TMI até o final sabe do que estou falando. Se não leu, leia! Confira a resenha do primeiro volume da série clicando aqui.


Cena da série inspirada nos livros da Cassandra Clare, Shadowhunters
9 - Uma amizade animal
Olha eu aqui com HP de novo, mas gente, não tem como fugir. Harry e sua fiel coruja Edwiges. Depois da morte dela, naquela luta contra comensais da morte, tem como eu me esquecer da importância desta amizade? Fiquei chorosa, sim. hahaha'

10 - Uma amizade sem preconceitos (de sexo, idade, raça, religião...)

E para esse tipo de amizade eu não consegui pensar em outro livro a não ser Íris, da Lyli Lua. A amizade de Hugo e Íris começa de uma forma tão singela que não tem como não torcer por eles. É lindo ver a determinação dele pelos desejos dela, passando por cima do preconceito que ambos passaram a sofrer (ela por ser aidética e ele por ficar ao seu lado). Recomendo demais a leitura! Aproveita que o lançamento é neste sábado, clica aqui para saber mais. 

   Gostaram? Eu adorei matar a saudade de alguns personagens, falar de livros que gosto e autores que admiro. E você? Comenta aí suas respostas, ou fique à vontade para responder em seu blog/site! Deixa aí embaixo depois para eu dar uma olhadinha! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário