quinta-feira, 19 de setembro de 2019

#CineExpectativa: Yesterday


Para quem curte ou não The Beatles, ou se você está simplesmente procurando um bom filme para assistir! Lançado em 29 de agosto aqui no Brasil, o longa mistura drama e fantasia numa história bem humorada que nos leva a imaginar um mundo sem as músicas de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. E então, imaginou?

Yesterday O Filme

Sinopse:

Após sofrer um acidente, um cantor e compositor acorda em uma estranha realidade em que ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, ele se transforma em um grande sucesso, mas a fama tem seu preço.

O protagonista se chama Jack Malik (Himesh Patel), ele espera alcançar o sucesso com a música, apesar das fracassadas apresentações ao lado de sua melhor amiga e "agente", interpretada por Lily James. Com sua banda, Latitude, Jack se vê entre persistir no sonho de alavancar sua carreira ou lecionar para crianças em sua cidade. 

A ideia de pausar a vida artística de Jack foi o grande ponto de partida, na verdade, da reviravolta em sua história. Pois foi logo após isso que, sendo atropelado por um ônibus quando o mundo enfrentava um blackout, Jack acordou numa realidade onde várias referências de sua antiga vida simplesmente desapareceram. E uma delas é a não-existência da banda de Liverpool da qual Jack é fã (e essa é a hora certa de você colocar a música que deu nome ao filme para tocar enquanto lê este post!).

A partir desse momento, onde nem o Google carrega informações sobre os integrantes do grupo musical que mais vendeu na história da música (as pesquisas dele são hilárias!), Jack tenta se lembrar e escrever o máximo possível das canções de seus ídolos. Assim surge, portanto, toda a confusão de que ele seria o real compositor por trás daquelas músicas feitas para o sucesso ("Let it be", "Here comes the sun" e "Hey, Jude" são alguns exemplos). Seria seu grande momento de brilhar, abrindo shows até, quem diria, de Ed Sheeran, que se espanta com a "genialidade de Jack" e participa de engraçadas cenas que marcam o filme. 


Só que, como aponta a sinopse, tudo tem um preço. E essa fama absurda que Jack Malik conquista graças às letras do quarteto que só ele conhece, começa a afastá-lo de Ellie e, principalmente, dele mesmo. Do que ele sonhava ser e ter como músico.

Então, uma das mensagens por trás de Yesterday poderia ser sobre como mantermos nossa essência e nossos amores, mesmo num mundo tão acelerado como o nosso. Nos tempos atuais, onde esquecemos das coisas tão rápido quanto digitamos uma mensagem, recordar o que é felicidade, muitas vezes, é raro. Tem um trecho específico do filme, que não vou relatar por completo se tratando de spoiler, onde essa questão de se viver verdadeiramente bem é posta de uma forma surpreendente (principalmente para os fãs de The Beatles). Uma cena que emociona, não deixando de dar aquele empurrãozinho no destino de Jack.

Recheado de referências do nosso cotidiano, diálogos divertidos e músicas que emocionam, o filme de Danny Boyle nos toca na simplicidade que nos falta hoje.

Assista ao trailer:



2 comentários: