terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

11 frases para escritores


O Zen e a Arte da Escrita reúne textos de Ray Bradbury que envolvem sua prática literária. Vimos em outro post aqui do blog como ele vai tecendo conexões entre "trabalho" - "relaxamento" - "não pense". A leitura me acrescentou tantas reflexões que resolvi trazer 11 frases para escritores (mas também podem atrair a atenção de outras áreas), leitura recomendadíssima se você é mais um apaixonado (a) pelos livros!

Frases de Ray Bradbury sobre a escrita

São vários artigos que conversam com vida pessoal e profissional ao longo do livro. E eles nos dizem não, ser escritor não é somente deixar a caneta fazer o trabalho. É preciso, dentre muitas coisas, estudar, ler bastante. Não se desesperar e dar o seu melhor.

Descobrir alguns cases de sucesso pode ser uma forma de auxiliar seu processo de escrita. E assim, separei frases de Ray Bradbury a nos fazer pensar sobre como estamos trabalhando. Hora de pegar papel e caneta!

1 - "Primeiro e mais importante, escrever nos faz lembrar de que estamos vivos e de que isso é uma dádiva e um privilégio, não um direito"; (Prefácio)

2 - "É preciso se embriagar da escrita para que a realidade não o destrua"; (Prefácio)

3 - "Quando alguém me pergunta de onde tiro minhas ideias, eu rio. Que estranho - estamos tão ocupados em olhar para fora, para encontrar meios e fundos, que nos esquecemos de olhar para dentro"; (Como manter e alimentar a musa)

4 - "Leia poesia todos os dias de sua vida"; (Como manter e alimentar a musa)

5 - "Se o seu leitor sentir o sol na sua carne, o vento agitando as mangas da camisa, metade da sua batalha como escritor estará ganha"; (Como manter e alimentar a musa)

6 - "Sem fantasia, não há realidade. Sem estudo sobre a perda não há ganho. Sem imaginação não há vontade. Sem sonhos impossíveis não há soluções possíveis"; (Sobre os ombros de gigantes [...])

7 - "Qual é a maior recompensa que um escritor pode ter? Não é o dia em que alguém corre até ele, o rosto queimando com honestidade, os olhos em brasa de admiração e declara: Sua nova história é ótima, realmente maravilhosa!? Então, e apenas então, escrever vale a pena"; (O zen e a arte da escrita)

8 - "O artista deve trabalhar tanto e tão duro, que um cérebro se desenvolve e vive, por si mesmo, em seus dedos"; (O zen e a arte da escrita)

9 - "Você está em meio a um processo dinâmico. Nada fracassa, então, tudo continua. O trabalho foi feito. Se bom, você aprendeu com ele; se ruim, você aprendeu ainda mais. Trabalho feito e terminado é uma lição a ser estudada. Não há fracasso, a menos que se pare. Não trabalhar é cessar, empacar, tornar-se nervoso e, portanto, destruidor do processo criativo"; (O zen e a arte da escrita)

10 - "Deixe o mundo brilhar através de você"; (O zen e a arte da escrita)

11 - "Chegará o momento em que seus personagens vão escrever as histórias para vocês, quando as suas emoções, libertas da hipocrisia literária e da preocupação comercial, explodirão a página para contar a verdade". (O zen e a arte da escrita)

Incrível olhar nossa prática dessa forma, não é? Lembrando que você entenderá melhor essas frases realmente como dicas com a leitura integral da antologia (tem a versão em e-book disponível na Amazon, aproveite!), mas acho que consegui demonstrar um pouquinho da sabedoria do autor, caso ainda não o conheça.

Acredito ser um diferencial em qualquer carreira aquele período de descansar, ler coisas novas e depois voltar com mais energia aos projetos. Ler esse tipo de livro funciona bastante comigo para dar luz à insights. O que você acha? Falei disso no post contra bloqueios criativos, também. E temos mais posts sobre livros que inspiram aqui no blog, espero que goste de dar uma olhadinha. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário